Idosos discutem cuidados na alimentação e recebem vacina contra a influenza
A nutricionista Cynthia Paes Pereira, da Santa Casa de Maceió, compartilhou com os idosos do Grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió uma série de dicas importantes sobre nutrição na terceira idade.
O encontro ocorreu na última segunda (30). Após a palestra, o grupo ainda recebeu a vacinação contra a influenza.
Confira a seguir algumas dicas de nutrição:
Cérebro saudável
Alguns alimentos ajudam a manter reações cerebrais saudáveis. Fazem parte deste grupo os peixes, a gema de ovo, as sementes oleaginosas e gorduras saudáveis de maneira geral, como o abacate.
Consumo de leite
O consumo de leite não deve ser incentivado nos casos em que o idoso tenha problemas gastrointestinais. Ele deve tomar apenas se não causar alterações digestórias. O leite é uma importante fonte de cálcio, porém este nutriente pode ser encontrado também no tofu, brócolis, couve, espinafre, sardinha, semente de gergelim, linhaça, grão de bico, chia, aveia, entre outros.
Estímulo ao apetite
Quem convive com um idoso sabe que com o passar do tempo se torna mais desafiador estimular o apetite e o gosto pelo momento da refeição. Para driblar a resistência, uma dica é mudar a forma de apresentação do prato para que ele seja mais atrativo. Também não se deve deixar de condimentar a comida, o ideal é utilizar os temperos naturais dos quais a família sempre gostou. Quanto ao sal, ele deve ser moderado para todos, não apenas para as pessoas mais velhas.
Mesa colorida
Investir em um cardápio variado e colorido é essencial na alimentação dos idosos, ainda mais porque a absorção dos nutrientes diminui nesta fase da vida. Se não houver impedimentos, como a ferratina, alimentos que contêm ferro e previnem a anemia, como feijão, rúcula, agrião e carne vermelha devem sempre estar presentes e ao lado daqueles que são ricos em vitamina C, como laranja, limão e acerola, pois estes ajudam na absorção do ferro. Já o sistema imunológico ganha reforço com a vitamina A, presente em itens como cenoura, fígado bovino, batata doce, manga e tomate.
Projeto
O Grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió promove nesta segunda (04/07), das 14h às 16h, no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota, a palestra “Cuidados na alimentação de idosos”. A palestrante convidada é a nutricionista Yoná Maria Gonçalves, que falará sobre alimentação mais adequada na melhor idade e os riscos para pacientes acamados.
O evento destina-se a idosos, sejam usuários da Santa Casa de Maceió, colaboradores da instituição e seus parentes ou pessoas da comunidade. O Grupo de Envelhecimento Ativo existe desde 2009 e integra a lista de iniciativas de responsabilidade social da instituição.
Deixe uma resposta