Cardiologia SUS na Santa Casa de Maceió: Mais viva que nunca!

Unidade provisória recebeu cardiologistas que atuavam no Instituto de Doenças do Coração enquanto conclui-se a reforma do prédio
Ao longo de 166 anos, a Santa Casa de Maceió já enfrentou várias adversidades, entre elas a falta de recursos financeiros, a baixa remuneração do SUS entre outros. Esta semana, porém, a instituição teve de lidar com um novo inimigo: o “fake news”, que em bom português significa notícias falsas.
Para tanto, a Santa Casa de Maceió precisou vir a público esclarecer informações flagrantemente falsas plantadas em alguns sites de notícias e replicadas nas redes sociais.
Em nota de esclarecimento, a direção da Santa Casa de Maceió explicou que não reduziu o número de consultas ambulatoriais e de cirurgias cardíacas pelo SUS.
No tocante às intervenções cirúrgicas, a equipe da Cardiologia prossegue atuando em duas salas cirúrgicas reservadas com este fim entre as 13 salas do Centro Cirúrgico da Santa Casa de Maceió. Isso põe por terra a informação falsa de que o local estava fechado para o SUS. Da mesma forma, o Serviço de Hemodinâmica continua realizando procedimentos também pelo SUS.
Não houve despejo
Outra notícia distorcida foi o suposto “despejo” do Instituto de Doenças do Coração (IDC), o que teria afetado os procedimentos em pacientes do Sistema Único de Saúde. Destaque-se que o IDC jamais fez cirurgias cardíacas, nem pelo SUS e nem por convênios. As cirurgias sempre foram realizadas na Santa Casa de Maceió por cardiologistas que atendiam ao não no IDC. Já o instituto tinha como foco exclusivo as consultas de pacientes particulares e de planos de saúde.
“Primeiro, vale salientar que o IDC nunca atendeu pacientes do SUS, mas apenas convênios e particulares. Segundo, os pacientes cardíacos do SUS continuam realizando consultas normalmente nas unidades Santa Casa Poço e Centro Médico Duílio Marsiglia. Terceiro, os cardiologistas do IDC não foram despejados, mas transferidos para um novo complexo próximo ao hospital, enquanto aguardam concluir a reforma do edifício onde atendiam seus pacientes”, comentou o cardiologista Edvaldo Xavier. Há 27 anos atuando na Santa Casa de Maceió, Edvaldo Xavier é o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seccional Alagoas.
Outra informação falsa é a de que a equipe da Cardiologia havia sido desmobilizada. FALSO! “A equipe da Santa Casa de Maceió continua exatamente a mesma, atendendo ao SUS sem qualquer redução. A equipe de cirurgia cardiológica inclusive foi ampliada, contando agora com sete cirurgiões”, disse o diretor médico do hospital, Artur Gomes Neto.
Fake news do passado
Uma “fake news” de 2014 voltou mais uma vez neste episódio. Na época, ventilou-se que 100 cardiologistas assinariam uma nota de desagravo, o que não ocorreu naquela oportunidade e não há indícios de que ocorra agora.
“A Santa Casa de Maceió vem de público reforçar seu compromisso com os pacientes cardiológicos do SUS”, conclui a nota de esclarecimento, que recebeu a chancela do corpo executivo da instituição, entre eles o intensivista Mário Martiniano, coordenador do Serviço de Cardiologia do hospital. “Ratifico a nota de esclarecimento e afirmo que o fluxo de cirurgias permanece conforme o previsto com todas as equipes atuando normalmente”, frisou.
Normas do Corpo de Bombeiro
A obra de modernização do antigo prédio do Instituto de Doenças do Coração deverá estar pronta no final do ano. A unidade ganhará uma nova designação, tornando-se a Santa Casa Cardiovascular, seguindo o padrão das demais filiais da instituição.
A arquiteta Fernanda Mendes, da Superintendência de Engenharia e Infraestrutura da Santa Casa de Maceió, explicou que além de modernizar o espaço, a reforma adequará o complexo às normas de acessibilidade do município e de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros.



Deixe uma resposta