Ortogeriatria na Santa Casa é destaque em evento nacional

Geriatra Helen Arruda

A interação entre geriatras e ortopedistas na Santa de Maceió chamou a atenção dos participantes do 21º Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, realizado no Rio de Janeiro.

As palestras dos geriatras Helen Arruda Guimarães e David Costa Buarque movimentaram uma das salas do Windsor Convention & Expo Center, ao ponto de alguns participantes demonstrarem interesse em visitar a Santa Casa de Maceió para ver de perto o resultado do trabalho.

Ao falar sobre as especificidades do risco cirúrgico em idosos, Helen Arruda apresentou os fluxos pré e pós-operatórios de pacientes geriátricos na Santa Casa de Maceió. “Os fluxos da ortogeriatria [interação entre a Geriatria e a Ortopedia] ainda são pouco comuns nos hospitais privados e estatais brasileiros, daí o interesse dos congressistas”, explicou Helen Arruda.

Já o geriatra Davi Buarque abordou no evento a avaliação de multimorbidades e o prognóstico em idosos, considerando, em sua opinião, um verdadeiro desafio o acompanhamento de pacientes portadores de doenças crônicas simultâneas e todas as consequências correlatas.