Veja como funciona a oxigenoterapia e seus benefícios

Na câmara hiperbárica multiplace pacientes são acompanhados por um técnico em todos “mergulhos” terapêuticos. Equipamento oferece som ambiente e conforto

A Santa Casa de Maceió implantou a primeira câmara hiperbárica multiplace de Alagoas, onde até 10 pacientes podem fazer o “mergulho” terapêutico simultaneamente com a presença de um profissional de saúde.

O médico Fábio Jorge de Lima explica que a oxigenoterapia hiperbárica é uma terapia adjuvante onde o paciente respira oxigênio puro (100%) submetido a uma pressão 2,4 vezes a pressão atmosférica ao nível do mar.

Durante o mergulho, a pressão e a hiperoxigenação provocam um aumento na quantidade de oxigênio transportado pelo sangue.

Nestas condições, o oxigênio produz uma série de efeitos de interesse terapêutico, tais como: combate a infecções bacterianas e por fungos, compensação da deficiência de oxigênio decorrente de entupimentos ou destruição de vasos sanguíneos (em casos de esmagamentos e amputações de membros), cicatrização de feridas crônicas e agudas; potencialização da ação de antibióticos, combatendo infecções; e reduzindo sintomas de dor, endemas (inchaço) e até o número de intervenções indesejáveis, como o debridamento (remoção de tecido necrosado de lesões).