Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Provedor pede que atenção ao celular seja trocada pelo acolhimento aos visitantes da Santa Casa

Almoço com o provedor reúne coordenadores da Santa Casa

Parabéns para a médica do trabalho Francine Loureiro

No último Almoço com o Provedor, reunindo coordenadores da instituição, o provedor Humberto Gomes de Melo, ao lado de sua esposa Rosinete Mendonça de Melo, fez um pedido.

“Vamos evitar andar pelo hospital olhando para o celular. As pessoas que nos procuram estão fragilizadas e precisam, no mínimo, ser bem atendidas, principalmente quem precisa de informação. Vamos acolhê-las. Ao invés do celular, vamos olhar para quem passa ao nosso lado. Uma saudação, um ‘posso ajudar?’ fazem a diferença neste atendimento”, incentivou o provedor.

O tema foi levantado pela enfermeira Daniela Broad, coordenadora de Enfermagem. Ela relatou a experiência de um visitante que estava perdido no complexo-sede da Santa Casa. O idoso agradeceu por ela ter ido além do que pedia a sua rotina de trabalho. Daniela sugeriu minimizar o uso de celular enquanto os profissionais estiverem caminhando pelo hospital.

O oncologista Marcos Davi também enfatizou a questão: “Para quem procura acolhimento, o uso do celular é uma descortesia, uma falta de atenção para com o paciente. Ao invés de olhar o celular, que tal uma saudação, um sorriso, uma atenção para com o próximo. São as salva-guardas sociais que fazem a diferença, que humanizam a relação entre os colaboradores e entre estes e os pacientes, familiares e visitantes.”

Qualidade

A coordenadora Larissa Andrade (Qualidade) agradeceu o empenho de todos os coordenadores nas auditorias da Acreditação. Ela lembrou que o Escritório da Qualidade não é um setor. “A qualidade é cada um de vocês; é cada um de nós. Esse pensamento fez a Santa Casa continuar sendo uma das quatro instituições acreditadas no Nordeste e única em Alagoas Acreditada nacionalmente e internacionalmente”.

Sede do Saber

A coordenadora Gilvanete Pereira comemora os frutos do projeto Sede do Saber. A iniciativa busca incentivar a leitura por meio do compartilhamento gratuito de livros entre os profissionais da Santa Casa de Maceió. Para tanto, uma geladeira foi customizada e se transformou numa biblioteca-estante móvel.

“Começamos com 79 livros e hoje chegamos a 300 livros em nosso estoque. Já foram emprestados 200 títulos, um desses, inclusive, estava sendo lida por uma de nossas copeiras, o que me deixou muito feliz”, registrou Gilvanete, que integra a equipe de Gestão de Pessoas. A psicanalista Rosinete Mendonça se mostrou gratificada por ver um dos seus sonhos na Santa Casa se tornar realidade.

Humaniza Já

Após o sucesso do projeto Oncomusical na unidade Santa Casa Rodrigo Ramalho, as assistentes sociais trouxeram para a Santa Casa matriz um extensão da iniciativa dentro do Humaniza Já.

“Convidamos um artista para brindar nossos pacientes com o melhor da música, mas quem escolhe a canção é o paciente”, explicou a coordenadora Somaya Lemos. “É o melhor remédio do dia”, disse um paciente. Já a mãe de outra paciente comentou, agradecendo: “Após 30 dias internada ela voltou a sorrir graças a vocês”.

Santa Casa Cardiovascular

A Santa Casa Cardiovascular está aberta para que cardiologistas e cirurgiões cardíacos e vasculares de todo estado atendam seus pacientes num espaço moderno, elegante e confortável. “Até médicos de outras especialidades já demonstraram interesse em clinicar na Santa Casa Cardiovascular”, brinca Luzalaneide Souza.

O próprio provedor Humberto Gomes de Melo enfatizou que a unidade não é restrita aos médicos que já atuam na Santa Casa, mas está aberta a todos os médicos da área cardiovascular que desejem atender seus pacientes no novo complexo de salas e exames. O cadastramento pode ser realizado pelo telefone (82) 2123-6275.

Até o momento 28 médicos estão cadastrados e oito em processo de adesão. A estrutura comporta até 60 cardiologistas. A previsão inicial de 2 mil consultas mês já foi ultrapassada, atingindo quase 4 mil consultas. “Vamos chegar a 250 consultas/dia, quando a expectativa inicial era de 200/dia.

Conquista histórica

A equipe do Patrimônio recebeu uma merecida salva de palmas por uma conquista histórica: após um trabalho intenso junto à área jurídica do hospital e ao cartório de imóveis, o coordenador Clóvis Vieira (Administrativo e Patrimônio) obteve a escritura de posse da prédio-matriz da Santa Casa de Maceió, no centro da capital alagoana. Após 167 anos de existência, é a primeira vez que os gestores do hospital têm em mãos a escritura do imóvel sesquicentenário.   

PAD

Sobre o Plano de Atendimento a Desastres (PAD), o coordenador Clóvis Vieira destacou o crescimento da adesão dos médicos à iniciativa, entretanto, no caso de um desastre de maiores proporções seria necessário uma adesão de um número ainda maior de médicos. No último PAD, o plano funcionou mesmo sem a presença do comandante Carlos André, que o acionou à distância pela primeira vez. Comandante é a designação para o coordenador geral do PAD. O mesmo ocorreu com os médicos, que participaram mesmo sem presença da Coordenação Médica da Emergência.

Emergência Sem Papel

Outra iniciativa festejada no Almoço com o Provedor foi o projeto Sem Papel, que já alcançou 95% das rotinas livres do consumo de papel. A boa nova foi dada pelo coordenador Maurício Vilela (Unidade de Pronto Atendimento), que prevê alcançar os 100% até março. Além da economia com custos e segurança, o projeto reduziu o número de glosas (não pagamentos por procedimentos).

Vale destacar que Maurício Vilela é um exemplo de profissional que cresceu na instituição, começando como segurança, caixa, internamento, agente de recepção, faturamento até assumir a coordenação da Emergência em 2010.

Novas centrais

O coordenador Antonio Carlos (Manutenção) anunciou as instalação de novas centrais de ar comprimido e de vácuo no local da antiga gruta. Em seguida, ele informou que as mesmas pedras originais do santuário serão utilizadas na nova gruta a ser erguida em breve.

Antonio Carlos também anunciou duas novas centrais na Santa Casa Farol, oito elevadores novos da Santa Casa matriz, uma nova central de ar condicionado e dois novos autoclaves, que melhoraram o mapa cirúrgico da Santa Casa matriz e Santa Casa Farol.

Outra novidade é que até novembro a instituição dever ingressar no mercado livre de energia. Segundo ele, a previsão é de uma economia de R$ 6 milhões até 2022. “O mercado livre é um novo regramento onde podemos comprar pacotes de energia mais baratos”, explicou.

Segurança

O coordenador Luis Carlos (Segurança) lembrou que após ingressar na Santa Casa, em 1984, a empresa de segurança e de transporte de valores Nordeste considerou que “seria muito difícil” fazer segurança num complexo como o da Santa Casa. “Hoje provamos ser possível, com tecnologia e qualificação profissional”, comemorou.

Reduzir custos depende de todos

O coordenador Juarez Buique (Setor de Custo) fez um convite a todos colaboradores da instituição. “Vamos otimizar custos com insumos diretos, como o consumo de material de escritório, energia elétrica (ar condicionado) e água. Tudo impacta nos custos. Desde a informação errada de um dado do paciente no sistema, o que pode gerar glosa, até um ar condicionado ligado sem ninguém na sala, luzes acesas sem necessidade, um papel jogado no chão que poderia evitar o trabalho da higienização, um clipe desperdiçado, enfim, tudo impacta nos custos e na imagem da instituição”, disse. A fala do coordenador foi elogiada pelo provedor Humberto Gomes de Melo, que reforçou o pedido para toda a Santa Casa de Maceió.

E-social

O gerente Silvio Melo (Gestão de Pessoas) falou sobre a revolução cultural no Brasil com a implantação do E-social. Em implantação pelo governo federal, o E-social obriga que empresas e trabalhadores passem centenas de informações para o sistema.

Para que todos estejam cientes de suas responsabilidades (empresa e trabalhadores), Gestão de Pessoas promoverá oficinas obrigatórias para apresentar o E-social aos colaboradores. “A responsabilidade é também de cada trabalhador, já que o governo multará as empresas por informações não prestadas ao E-social. Algumas dessas informações dependem do colaborador”, lembrou Sílvio Melo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames