Santa Casa realiza procedimento eficiente no tratamento do diabetes

Os efeitos positivos da cirurgia bariátrica em pacientes diabéticos levou ao surgimento de um novo procedimento cujo objetivo é justamente tratar o diabetes: a cirurgia metabólica.

Após anos de estudos em todo o mundo e no Brasil, a técnica foi aprovada em 2017 pelo Conselho Federal de Medicina e pelo Ministério da Saúde.

Realizada na Santa Casa de Maceió, a cirurgia metabólica ainda esbarra numa barreira: os planos de saúde não são obrigados a cobrir o procedimento. O SUS, por sua vez, oferece a cirurgia e acompanhamento especializado, mas somente em hospitais vinculados à esfera federal, ainda assim com grande limitação no número de procedimentos.

A cirurgia metabólica é indicada nos casos de diabetes de difícil controle e cujo o Índice de Massa Corpórea (IMC) gire entre 30 e 35. “O paciente também deve ter células pancreáticas viáveis no organismo”, acrescenta o médico cirurgião Bruno Rocha Mota, coordenador do Serviço de Cirurgia Bariátrica do hospital.