Creche da Santa Casa recebe elogios por alfabetização e assistência integral
- Plano de saúde: coparticipação pode ser parcelada com desconto em folha
- Conhecendo o trabalho de quem atua nos bastidores da gestão hospitalar
- Cada setor pode acionar a equipe de Manutenção pelo sistema Dinamus
- Colaboradores devem se sentir responsáveis por equipamentos coletivos do hospital
- CIEE/AL escolhe a Santa Casa de Maceió como sua maior parceira
O Almoço com o Provedor desta semana reuniu colaboradores do Recrutamento e Seleção, Desenvolvimento de Pessoas, Medicina do Trabalho, Gestão da Qualidade, Auditoria do SUS e Hospitalar (convênios), além das professoras da creche São Vicente de Paulo.
Junto com o provedor Humberto Gomes de Melo e sua esposa Rosinete Mendonça de Melo, estiveram presentes o diretor médico Artur Gomes Neto, o diretor administrativo-financeiro Dácio Guimarães, os superintendentes Carlos André de Mendonça Melo (Engenharia e Infraestrutura), Severino Moura (Produção Assistêncial e Suprimentos) e os gerentes Sílvio Melo (Gestão de Pessoas) e André Carneiro (Marketing e SADT).
O provedor abriu o encontro frisando tratar-se de um raro momento de presença de todos os diretores, superintendentes e de grande parte dos gerentes.
A primeira a colaboradora a pedir a palavra fez de sua fala um elogio, não há instituição, aos colegas de trabalho ou a oportunidade ter ingressado no hospital. O elogio foi dirigido a um gesto simples de boas-vindas realizado pelo provedor, que faz questão de saudar e entregar o prato a cada colaborador e, junto com sua esposa, é sempre o último a servir-se.
Creche-escola
Um dos destaques do evento foi o reconhecimento dos presentes à creche-escola São Vicente de Paulo, mantida pela Santa Casa de Maceió para os filhos de colaboradores do hospital. A unidade atende 105 crianças na faixa etária de 0 a 6 anos, incluindo alfabetização.
A alfabetização também foi elogiada por apresentar um bom histórico de crianças alfabetizadas numa idade anterior ao prazo estabelecido que seria até o 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental.
Uma das professoras da creche destacou a importância do atendimento integral mantido pela instituição: nós abrangemos os aspectos nutricional, educacional e afetivo e principalmente na alfabetização, alcançando o patamar de outras instituições pedagógicas.
A psicanalista Rosinete Mendonça de Melo lembrou que pediatras do hospital já observaram que crianças assistidas pela creche apresentam um quadro de saúde e um desenvolvimento melhor.
Em resposta ao pedido dos colaboradores da creche, o superintendente Carlos André garantiu a instalação de novos condicionadores de ar seguindo um cronograma alinhado com o gerente Sílvio Melo.
Plano de saúde
Ao esclarecer sobre o plano de saúde, o provedor Humberto Gomes de Melo frisou que já é perceptível o uso mais racional do plano-empresa dos colaboradores principalmente no tocante ao atendimento em unidade de emergência. O provedor lembrou que o gasto com coparticipação pode ser parcelado para ser descontado em folha nos meses seguintes.
Conhecendo outros setores
Por sugestão do provedor Humberto Gomes de Melo, o encontro desta semana foi oportuno também para que todos os presentes conhecessem o trabalho de setores que atuam nos bastidores do hospital e que são essenciais para a instituição apesar da pouca visibilidade para a sociedade.
Foi o caso das equipes do Núcleo de Controle do SUS a da Auditoria Hospitalar (convênios), que trabalham para reduzir as glosas de procedimentos, que impactam nos pagamentos do SUS e de convênios ao hospital.
Segundo o diretor administrativo-financeiro Dácio Guimarães, trata-se de uma atividade de fundamental importância para a sustentabilidade do hospital, uma vez que há normas que devem ser observadas para que o SUS e as operadoras de planos de saúde paguem integralmente pelos procedimentos realizados.
Comissão de Prontuários
Outro serviço, elogiado inclusive pelo diretor médico Artur Gomes Neto, é a Comissão de Prontuários. Responsável pelo Registro Seguro em Prontuário, a Comissão de Prontuários vem desenvolvendo uma série de ações de melhorias nesta área.
Na lista estão: a padronização dos formulários de prontuário, padronização da organização e sequência do prontuário e ampliação da qualidade do registro.
Neste sentindo a enfermeira Francielle Naira propôs um checklist eletrônico para otimizar as auditorias de prontuários, onde são visualizadas minimamente cada formulário e item descrito.
“Além disso, os termos de consentimento livre e esclarecido têm sido revisados e elaborados por especialidade e tipos de cirurgias”, acrescentou. O trabalho foi selecionado e exposto em congresso promovido pela Associação Nacional de Hospitais Privados.
Manutenção
Ao finalizar o encontro, o superintendente Carlos André lembrou que cada setor pode acionar a equipe de Manutenção pelo sistema Dinamus sempre que observar uma ocorrência.
Ele lembrou também que áreas de uso coletivo, como o elevador, por exemplo, não recebem a atenção dos diversos setores para que a Manutenção seja acionada, hábito que segundo ele dever ser mudado.
“Pertencendo a todos, todos são responsáveis por cuidar daquele equipamento e solicitar a presença da Manutenção sempre que necessário”, disse o engenheiro Carlos André, que atualmente lidera dois engenheiros e duas arquitetas que executam 20 obras no hospital. “A parte física do hospital é importante, mas o maior valor deve ser a humanização”, finalizou.
Agradecimento
Em sua fala, o gerente Sílvio Melo fez questão de agradecer à equipe da Engenharia e Infraestrutura pelo serviço de reforma do imóvel onde está instalada a Gerência de Gestão de Pessoas. Sílvio Melo também convidou a todos a participarem da Festa do Dia das Mães na creche, evento que conta com a participação e construção dos pais.
O gerente de Gestão de Pessoas aproveitou a oportunidade para informar que a Santa Casa de Maceió foi escolhida pelo CIEE/AL como maior parceira da entidade, seja por ter o maior número de estagiários, seja pelo perfil da instituição em contratar colaboradores de primeiro emprego e mesmo sem experiência profissional.
Deixe uma resposta