Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Projeto Vencer completa um ano

Pacientes oncológicos da Santa Casa de Misericórdia de Maceió plantaram árvores para celebrar fim de tratamento

Na manhã da sexta-feira (16), nove pacientes oncológicos e seus acompanhantes chegaram ao Zoo Parque Pedro Nardelli, localizado no povoado Utinga, em Rio Largo, com a missão de coroar seus tratamentos e celebrar um ano do Projeto Vencer. Oportunizada pela diretoria médica da Santa Casa de Maceió, em parceria com o Instituto para a Preservação da Mata Atlântica (IPMA), 17 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica foram plantadas no espaço que abriga o Mutum-das-Alagoas.

Joana Maria de Oliveira foi uma das participantes da edição de aniversário. “Deus é tão maravilhoso que a data do evento foi trocada. Quando fui chamada, não poderia ir. Mas queria muito participar, especialmente quando falaram que envolvia meio ambiente, que é uma paixão”, disse.

Com oito sessões de quimioterapia realizadas para tratar um câncer de mama, ela viu no plantio da árvore uma chance de ressignificar os momentos de incertezas que a doença traz. “Quando soube do diagnóstico, não foi fácil. Mas hoje eu me sinto forte para dizer a outras pessoas que se passarem por isso, que confiem. Tenham perseverança. O plantio dessa arvore está me fortalecendo, pois me veio muita coisa à mente. Mas estou fortalecendo também um momento no qual depois poderei vir e mostrar a minha neta a árvore que plantei, uma raiz que vai ficar, que vai se expandir. A raiz por si só já diz, é ela que firma e é a parte crucial da planta”, ressaltou Joana.

Joana Maria de Oliveira participou da edição de aniversário

As unidades plantadas pelos pacientes podem ser encontradas em qualquer época do ano por localização via satélite. “A ação comemora a finalização do tratamento dos pacientes oncológicos da Santa Casa de Maceió, que plantam árvores e reforçam sua fé na vida. Hoje temos cerca de 100 mudas de árvores plantadas, e elas representam renovação, perpetuação. Os pacientes vivenciem esse momento e depois podem levar suas famílias para comemorar suas vidas em ambiente maravilhoso de natureza”, destacou o diretor médico da instituição, Artur Gomes Neto.

O Zoo Parque Pedro Nardelli é um local de educação ambiental, criado em função da preservação do Mutum-das-Alagoas, uma ave extinta na natureza, mas que foi reintroduzida no estado em 2019. A previsão é a de que seja aberto ao público no início de 2023 como o único zoológico temático com espécies que só existem em Alagoas. “Esse um ano de projeto, com a vinda de vários pacientes para uma visita e o plantio de árvores, tem sido muito significativo para nós, pois só tem a agregar. Da mesma forma que existe a esperança de continuidade dos pacientes, também existe esse sentimento em relação à natureza”, disse o presidente do IPMA, Fernando Pinto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames