Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Dia Mundial de Higienização das Mãos recebe ações na Santa Casa de Maceió

Com ações lúdicas, a Campanha Operação Mãos Limpas buscou conscientizar pacientes e colaboradores da Santa Casa de Maceió, nesta sexta-feira (05), Dia Mundial de Higienização das Mãos, sobre a importância da assepsia no ambiente hospitalar. A iniciativa é da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e contou com jogos de quebra-cabeça e de tabuleiro (em tamanho grande), além de um mural. A campanha também será levada para a Santa Casa Farol e Santa Casa Nossa Senhora da Guia.

“O objetivo principal é estimular os colaboradores, pacientes e seus familiares a higienizar as mãos, principalmente, nos cinco momentos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Reforçamos a prevenção de infecções com uma ação simples e de baixo custo”, destacou Tereza Tenório, gerente de Riscos e Assistência Hospitalar.

A higiene das mãos (com preparação alcoólica ou com sabonete líquido e água) é uma das ações mais eficazes que se pode executar para reduzir a propagação de patógenos e prevenir infecções, incluindo a covid-19.

A correta higienização das mãos deve ocorrer em 5 momentos específicos:

– Antes de tocar o paciente;
– Antes da realização de procedimento limpo/asséptico;
– Após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções;
– Após tocar o paciente;
– Após tocar superfícies próximas ao paciente.

As infecções relacionadas à assistência à saúde afetam centenas de milhões de pessoas em todo o mundo e tem impacto significativo para pacientes e sistemas de saúde. Em países desenvolvidos essas infecções representam cerca de 5% a 10% das internações hospitalares e nos países em desenvolvimento pode acometer mais de 25%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames