Projeto Vencer completa dois anos com 200 árvores plantadas
Pacientes oncológicos da Santa Casa de Misericórdia de Maceió celebraram fim de tratamento
O Zoo Parque Pedro Nardelli, localizado no povoado Utinga, em Rio Largo, recebeu um novo grupo de pacientes oncológicos da Santa Casa de Misericórdia de Maceió que celebraram fim de seus tratamentos plantando árvores. Em dois anos do Projeto Vencer, novas mudas se juntaram à vegetação para fortalecer a preservação do Mutum-das-Alagoas.
Oportunizada pela diretoria médica da Santa Casa de Maceió, em parceria com o Instituto para a Preservação da Mata Atlântica (IPMA), a ação ajuda os participantes a ressignificarem suas histórias de luta.
“O Projeto Vencer completa dois anos de existência. Ele foi idealizado para comemorar o fim de cada tratamento oncológico dos pacientes da Santa Casa de Maceió em um projeto que visa humanizar, acolher, e, principalmente, falar de esperança. Nesse santuário, onde é possível contemplar a natureza em sua mais pura essência, a gente se renova, e renova também os votos de esperança em cada depoimentos das pacientes falando sobre a superação da quimioterapia, que sabemos não ser um processo fácil”, disse a gestora da Linha Oncológica do hospital, Aishá Gois.
Em fevereiro de 2022, Rosinez Vasconcelos foi diagnosticada com câncer de intestino. Seu tratamento terminou em novembro do mesmo ano, após 12 sessões de quimioterapia. “Foi uma fase difícil, mas acreditando que o diagnóstico da doença não era o fim, mas um processo. Primeiramente Deus e sempre acreditando em mim. Hoje, vivenciei uma das maiores experiências da minha vida, aqui, na natureza, nesse parque, plantei uma árvore. Fui convidada para participar do projeto e o considero essencial para quem passa por um tratamento oncológico. Eu já passei, plantei minha árvore e virei aqui anualmente”, contou.
As 200 unidades plantadas pelos pacientes nos últimos dois anos podem ser encontradas em qualquer época do ano por localização via satélite. O Zoo Parque Pedro Nardelli é um local de educação ambiental, criado em função da preservação do Mutum-das-Alagoas, uma ave extinta na natureza, mas que foi reintroduzida no estado em 2019.
Deixe uma resposta