Projeto Mama e os cuidados da enfermagem na radioterapia e quimioterapia

Além de tirar dúvidas, encontro mensal reforça vínculos ente as participantes

Dona Lourdes, de rosa mais claro, com as voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer

“É como se fosse minha família”, disse dona Maria de Lourdes Gomes Barbosa, 78 anos, sobre as participantes do Projeto Mama – Mulheres Vencedoras. Ao longo do ano, as reuniões acontecem sempre na última segunda-feira do mês. Celebrando o Mães das Mães, no dia 27 de abril elas voltaram para o Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió para tirar dúvidas e compartilhar suas experiências.

Viúva, mãe de três filhos, e com quatro netos, dona Lourdes, como é chamada, reclamou da solidão dos dias comuns. Mas reforçou que é uma pessoa feliz, especialmente quando chega o dia das palestras.

“Meus filhos estão casados, moram em suas casas. Estar no grupo é gratificante. Isso aqui é uma família. Me sinto muito bem. Quando saio da palestra, já vou pensando na próxima. Chego em casa e marco o dia. No grupo me sinto bem, à vontade. Pena que é só uma vez no mês. Podia ser quinzenal”, disse a aposentada, moradora do Pontal da Barra.

Karliene Batista, enfermeira do Serviço de Radioterapia da Santa Casa de Maceió

Nesta edição, o projeto tirou dúvidas sobre os “Cuidados da enfermagem em pacientes em tratamento de radioterapia e quimioterapia para câncer de mama”. Com uma tecnologia avançada, a radioterapia na Santa Casa de Maceió minimiza os riscos e os danos aos órgãos saudáveis. O número de sessões, que era de 33, caiu para, no máximo, 18. O mínimo são cinco, a depender do protocolo aplicado à paciente. Além disso, o tempo em máquina não dura cinco minutos.

A enfermeira do Serviço de Radioterapia, Karliene Batista, falou sobre os principais cuidados antes, durante e após o tratamento de câncer de mama. “É um tratamento que traz ansiedade, medo do novo, e do impacto dos efeitos que a radiação pode causar. Mas, com o tempo elas se sentem seguras e conseguem aderir bem ao tratamento”, destacou.

Tatiana Marta Barretto Gomes, enfermeira do Serviço de Oncologia com uma das participantes do Projeto Mama – Mulheres Vencedoras

“O encontro foi muito importante para tirar as dúvidas que as participantes tinham em relação ao tratamento, como os efeitos colaterais da quimioterapia. No dia a dia, são assuntos conversados no primeiro atendimento, mas que são reforçados quando elas têm algum questionamento durante as visitas”, disse Tatiana Marta Barretto Gomes, enfermeira do Serviço de Oncologia.

VÍNCULO – Idealizado pelo Serviço de Psicologia, com o apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer, o Projeto Mama – Mulheres Vencedoras está em atividade há 16 anos. Trata-se de um grupo psicoeducativo para mulheres em tratamento de câncer de mama ou que já passaram por tratamento, mas também é aberto à comunidade.

Kelly Costa, psicóloga do projeto

“Os encontros têm como objetivo esclarecer dúvidas, além de proporcionar um espaço para trazer as repercussões psíquicas e emocionais. Sendo assim, não tem como as relações entre elas ficarem apenas nos encontros mensais. Reforçamos que é um momento delas”, disse, Kelly Costa, psicóloga do projeto.