Santa Casa de Maceió promove ações na Campanha Operação Mãos Limpas
A prevenção de infecções hospitalares pode ser reforçada com uma ação simples e de baixo custo: lavar as mãos. Nos dias 3 e 6 de maio, a Gerência de Riscos e Assistência Hospitalar da Santa Casa de Maceió, por meio da sua Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), promoveu mais uma edição da Campanha Operação Mãos Limpas, que celebra o Dia Mundial de Higienização das Mãos, comemorado no domingo (05).
Voltada para os colaboradores da instituição, pacientes, acompanhantes e familiares, a iniciativa contou com demonstrações de como utilizar as luvas antes e depois do manuseio do paciente. A ação foi realizada em dois momentos: no primeiro dia (03), no hall do hospital sede; já no segundo dia (05), a equipe visitou alguns setores da unidade.
A higiene das mãos (com preparação alcoólica ou com sabonete líquido e água) é uma das ações mais eficazes que se pode executar para reduzir a propagação de patógenos e prevenir infecções, incluindo a covid-19. A correta higienização das mãos deve ocorrer em 5 momentos específicos:
– Antes de tocar o paciente;
– Antes da realização de procedimento limpo/asséptico;
– Após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções;
– Após tocar o paciente;
– Após tocar superfícies próximas ao paciente.
NÚMEROS – Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), nos países em desenvolvimento, 10 em cada 100 pacientes hospitalizados ficam expostos a infecções associadas a cuidados de saúde.
Deixe uma resposta