Banco de Sangue da Santa Casa de Maceió solicita doações no Outubro Rosa
Material coletado atende pacientes internos e ambulatoriais que necessitam de hemocomponentes
Dentro das ações do Outubro Rosa, o Banco de Sangue da Santa Casa de Maceió iniciou uma campanha para reforçar o estoque que garante o atendimento dos pacientes internos e externos (ambulatoriais) do hospital que necessitam de hemocomponentes. O objetivo é sensibilizar os acompanhantes dos pacientes em tratamento no hospital a realizar uma doação na próxima quarta-feira (23).
“Além de divulgação virtual, vamos visitar as recepções da Oncologia e da Radioterapia para falar sobre a importância do ato de doar. Estamos no Outubro Rosa e ações como essa ajudam pacientes oncológicos que precisam do material para seus tratamentos”, disse a assistente social do banco de Sangue, Vanessa Fireman.
A coleta de apenas uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. O processo, após cadastro/identificação, triagem e avaliação clínica, leva, em média, 15 minutos. O volume de sangue retirado depende de cálculo baseado no peso e altura corporal e não faz falta ao organismo. Após a doação, o doador recebe um lanche.
“Para manter um estoque seguro, precisamos da doação de todos os tipos sanguíneos, especialmente os negativos O e A”, destacou Vanessa.
No Banco de Sangue da Santa Casa de Maceió, as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 13h às 16h. O estacionamento é gratuito. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 2123-6240.
TIPOS SANGUÍNEOS – O sangue humano é classificado em grupos e subgrupos, sendo os mais importantes o ABO (A, B, AB e O) e o Rh (positivo e negativo). No Brasil, os grupos sanguíneos mais comuns são o O e o A. Juntos eles abrangem 87% de nossa população.
O grupo B contribui com 10% e o AB com apenas 3%. O sangue O Negativo é conhecido como universal, pode ser transfundido em qualquer pessoa. Mas apenas 9% dos brasileiros possuem esse tipo de sanguíneo. É muito utilizado pelos hospitais, pois é o sangue que salva em situações de emergência. O tipo O positivo é o sangue mais utilizado no Brasil.
DOAÇÃO – Para homens, o intervalo mínimo para doação é de dois meses. Mulheres só podem doar a cada três meses. Para não comprometer o atendimento aos pacientes que precisam de hemocomponentes (sangue e plaquetas), o Banco de Sangue alerta à população de que a doação de sangue deve ser feita antes de tomar a vacina contra o sarampo, uma vez que o tempo de inaptidão é de 30 dias, conforme o RDC nº 5, de 28 de setembro de 2017.
Critérios básicos para doação:
Estar alimentado e em boas condições de saúde;
Ter idade entre 18 e 60 anos;
Portar documento oficial c/foto: (Identidade, Habilitação, Reservista com foto ou Carteira Profissional);
Pesar a partir de 55 kg;
Não ingerir bebida alcoólica no dia anterior;
Dormir pelo menos 6 horas durante a noite.
Deixe uma resposta