Santa Casa de Maceió capacita cipeiros de seis unidades do complexo

Palestras e treinamento de combate a incêndio é direcionado aos novos membros da CIPA

A Santa Casa de Misericórdia de Maceió iniciou, na quinta-feira (17), a capacitação dos colaboradores que farão parte da gestão 2024/2025 da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA). As ações serão realizadas até o próximo sábado (19).

A CIPA terá 67 novos membros distribuídos em seis unidades do complexo hospitalar

“A participação e a qualificação de todos os novos cipeiros é essencial para um ambiente mais seguro e preparado para emergências. Estamos em um ambiente hospitalar e esse cuidado precisa ser redobrado”, disse a engenheira de segurança do Trabalho, Deiseane Luz.

Palestras sobre “Noções sobre a Legislação Trabalhistas e Previdenciária relativas a Segurança e Saúde no Trabalho”, ministrada pela advogada Alessandra Ferreia Cândido; “Prevenção e Combate ao Assédio sexual e a outras formas de violência no trabalho”, ministrada pela gestora do setor Jurídico do hospital, Iza Tenório; e a “Apresentação dos dispositivos de segurança que a instituição dispõe de acordo com a NR 32”, conduzida pela famacêutica clínica, Nayanny de Santana Rodrigues, foram as agendadas para os dias 17 e 18.

Programação conta com palestras e treinamento básico e prático de combate a princípio de incêndio

Já a manhã do dia 19 será dedicada ao treinamento com noções básicas e práticas de “Combate a Princípio de Incêndio”, com a equipe de Medicina e Segurança do Trabalho, em um estacionamento próximo ao hospital.

“Durante toda a programação trabalhamos vários temas importantes para o planejamento das ações que serão aplicadas durante o ano dessa nova gestão. Tudo é feito para que possam trabalhar a prevenção de acidentes e de assédio no ambiente de trabalho”, finalizou Deiseane.

NOVA GESTÃO: A cerimônia de posse dos novos membros da CIPA está marcada para 5 de novembro, a partir das 13h. São 67 novos membros, distribuídos da seguinte forma: Santa Casa de Maceió, Santa Casa Nossa Senhora da Guia, Santa Casa Farol, Santa Casa Cancer Center, Santa Casa Central de Distribuição, e Santa Casa Poço.

A CIPA é o maior órgão de representação dos colaboradores e tem como principal objetivo zelar por adequadas e seguras condições nos ambientes laborais, observando e relatando condições de risco, através do plano de atividades onde envolvem medidas de prevenção a ocorrência de acidentes, assédio e doenças do trabalho, junto à Segurança do Trabalho.