Projeto Mama – Mulheres Vencedoras encerra atividades de 2024
Participantes celebram conquistam e traçam novas metas para expandir ações no próximo ano
Promovido pela Santa Casa de Maceió, o Projeto Mama – Mulheres Vencedoras, que conta com o apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer, encerrou as atividades de 2024 com um encontro na segunda-feira (25). Durante o evento, foram traçadas metas e apresentados novos planos para 2025, consolidando o compromisso de apoio às mulheres que enfrentam ou superaram o câncer.

Atividades são realizadas sempre na útlma segunda-feira do mês; uma nova programação está sendo desenhada para 2025
O Projeto Mama – Mulheres Vencedoras nasceu há 16 anos e conta com uma iniciativa psicoeducativa que difunde informações sobre o câncer de mama, além de proporcionar um espaço repercussões psíquicas e emocionais. “Esse projeto não só traz informações, mas também oferece um espaço para discutir questões emocionais e psíquicas. É sobre acolher, esclarecer o câncer e mostrar que é possível enfrentar o tratamento. Queremos, que, em 2025, o projeto seja ainda mais divulgado, atingindo mais mulheres”, afirmou a psicóloga da Santa Casa de Maceió, Kelly Costa
A importância do acolhimento, do compartilhamento de vivências e da busca contínua por iniciativas que promovam a saúde e o bem-estar das mulheres foi o ponto mais reforçado durante o encerramento das atividades do ano. “Fico contando os dias e os minutos para chegar a última segunda-feira do mês para estar ao lado das minhas amigas na Santa Casa de Maceió. Tem dias que saio de casa triste, mas quando chego no projeto, levanto o meu astral. Este é um espaço onde podemos desabafar, aliviar a alma e nos fortalecer”, disse Maria Nazaré, que faz parte o grupo há 16 anos e integra a equipe de remadoras do Dragon Boat.

Maria Nazaré faz parte do Projeto Mama – Mulheres Vencedoras há 16 anos e integra a equipe de remadoras do Dragon Boat
“Tive um câncer muito nova, aos 35. Dezenove anos depois é que reconstruí a minha mama. Meu braço incha, mas ele vai desinchar, porque eu estou remano”, completou.
O evento acontece toda última segunda-feira do mês e é aberto à comunidade alagoana, bem como para mulheres que já trataram ou que estão em tratamento contra o câncer de mama.

Psicóloga Kelly Costa palestrando na última atividade de 2024
“O projeto Mama é de mulheres vencedoras, guerreiras, que ultrapassaram incidentes difíceis como o câncer. Não é só sobre o câncer de mama, mas qualquer tipo que nos deixa debilitada, e, muitas vezes, fora do trabalho. A mulher vencedora é aquela que quer ficar boa para voltar à sua família, aos filhos e ao sustento da casa. Para 2025, espero novos projetos e decisões que facilitem a vida delas”, disse a presidenta da Rede Feminina, Vitória Basílio, que emocionou o público ao reforçar a força e a resiliência das participantes.
“Foi um ano com mais atividades e acontecimentos positivos do que negativos. Esperamos que, em 2025, venham novas ideias e lançamentos de coisas que elas mesmas reivindicaram nesta última reunião”, disse Aidê Soares, representente da Rede Feminina.



Deixe uma resposta