Compliance é tema de curso para lideranças da Santa Casa de Maceió
Sistema foi implantado em 2023 e busca estruturar práticas da empresa em conformidade com as leis vigentes
Para fortalecer seu compromisso com o funcionamento ético e legal das organizações no Brasil, em 2023, a Santa Casa de Maceió implantou o sistema de gestão do Compliance. Para alinhar as lideranças da instituição às diretrizes e valores defendidos pelo hospital, o tema fez parte da programação (16 e 17 de dezmebro de 2024) do Curso de Capacitação em Gestão Institucional – Liderança de Excelência, promovido pela Gerência de Gestão de Pessoas (Gespe).

II Módulo do Curso de Capacitação em Gestão Institucional – Liderança de Excelência da Santa Casa de Maceió
Franciele Lima, supervisora responsável pela Gestão do Compliance no complexo hospitalar, conduziu a formação, ressaltando a importância de situar as lideranças da Santa Casa no universo do Compliance. “Era fundamental que os líderes entendessem o que é, de fato, o Compliance e como ele se aplica à nossa realidade dentro da instituição. Falei sobre os pilares do sistema de gestão, dando ênfase à avaliação de riscos, ao código de conduta e aos canais de denúncia, que hoje conseguimos oferecer aos nossos colaboradores, de forma isenta e confidencial”, explicou Franciele.
De acordo com a responsável pelo setor, a Santa Casa de Maceió possui uma estrutura de Compliance sólida e bem estabelecida. “Tudo o que é requerido para o sistema, conseguimos atender de maneira eficaz. Inclusive, ampliamos o serviço para as unidades externas. Quando o colaborador não se sente confortável para se identificar, ele pode fazer uma denúncia anônima, que será tratada com a mesma seriedade que as denúncias feitas por pessoas identificadas. Além disso, criamos a opção ‘consultar denúncia’, onde qualquer pessoa pode acompanhar o andamento do processo e as ações tomadas para resolver o caso”, destacou.

Franciele Lima, supervisora responsável pela Gestão do Compliance no complexo hospitalar
O curso também enfatizou a importância de integrar as práticas de Compliance com os princípios de ASG (Ambiental, Social e Governança). “O Compliance vai além das questões internas, ele se conecta diretamente com aspectos ambientais, sociais e de governança. Mas ele não é feito por uma única pessoa. Para funcionar efetivamente, é necessária uma força-tarefa, com a participação ativa da liderança. Só assim conseguiremos garantir que os processos sejam seguidos corretamente e que a ética seja a base de todas as nossas ações”, completou Franciele Lima.

Com quase 3 mil colaboradores, Santa Casa de Maceió celebrou 173 anos de fundação em 2023
Ainda durante a apresentação do II Módulo foram abordados aspectos relativos ao Compliance de Privacidade, mais especificamente sobre à adequação da instituição à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD nº 13.709/2018. “Foi feito o alerta sobre o que são os dados pessoais sensíveis, sobre ações de prevenção para evitar vazamento de dados, penalidades decorrentes de possíveis vazamentos e a comunicação entre DPO (Data Protection Officer) junto à Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD”, finalizou a supervisora responsável pela Gestão do Compliance da Santa Casa de Maceió.
Nos próximos meses, a capacitação seguirá com uma programação diversificada, abordando temas como: Gestão de Estratégia e Qualidade com Excelência; Gestão de Tecnologia e Inovação; Gestão de Negócios Sustentáveis em Longo Prazo; Gestão de Humanização e Bem-Estar; e Gestão do Ensino em um Hospital de Ensino.



Deixe uma resposta