Conheça os cuidados da enfermagem na radioterapia
Enfermeiras da Santa Casa de Maceió reforçam sinais de alerta, hábitos saudáveis e acolhimento à mulheres em tratamento
A edição de agosto do Projeto Mama – Mulheres Vencedoras, realizado na última segunda-feira (25), contou com a participação das enfermeiras Tatiana Marta, especialista em oncologia, e Karliene Batista, do Serviço de Radioterapia da Santa Casa de Maceió. A palestra foi realizada no Centro de Estudos Lourival de Melo Motta, localizado na Rua Barão de Maceió.
O encontro buscou reforçar a importância do autocuidado e do olhar integral sobre o câncer de mama, abordando desde os cuidados durante o tratamento até a convivência com a doença no dia a dia, ajudando a pessoa a conquistar mais autonomia e qualidade de vida.

Em sua fala, Tatiana Marta, destacou os principais efeitos colaterais da quimioterapia, como náuseas e vômitos, fadiga, queda de cabelo, diarreia e dores, e orientou sobre os cuidados necessários durante o processo. Ela ressaltou o papel da equipe multiprofissional no acolhimento às pacientes logo após o diagnóstico, momento de maior fragilidade.

Enfermeira oncológica Tatiana Marta
“Quando a paciente chega para iniciar a quimioterapia, ela vem fragilizada. Nosso papel é acolher, esclarecer dúvidas e explicar detalhadamente o tratamento. Além disso, encaminhamos para a equipe multiprofissional psicologia, nutrição e serviço social que complementa esse cuidado”, explicou a enfermeira.
Já Karliene Batista trouxe o tema “Viver e conviver com o câncer de mama: informação, cuidado e esperança”, reforçando que a prevenção e a detecção precoce são fundamentais para melhores resultados no tratamento. Ela apresentou sinais e sintomas que devem servir de alerta, como a presença de nódulos fixos e indolores nas mamas, alterações nos mamilos, vermelhidão da pele, pequenos nódulos nas axilas e pescoço e saída de líquido anormal das mamas.

Karliene Batista, do Serviço de Radioterapia da Santa Casa de Maceió
A enfermeira também destacou a importância da adoção de hábitos saudáveis do dia a dia, como manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos, evitar o excesso de álcool e cigarro, além de realizar exames periódicos, como a mamografia.
“Esse projeto é riquíssimo porque reúne pacientes que já vivenciaram o tratamento e aquelas que ainda vão iniciar. O autocuidado é parte fundamental dessa jornada, pois ajuda a resgatar a força e a esperança necessárias para enfrentar cada etapa”, afirmou Karliene.
VÍNCULO – Idealizado pelo Serviço de Psicologia, com o apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer, o Projeto Mama – Mulheres Vencedoras acontece na última segunda-feira de cada mês. Trata-se de um grupo psicoeducativo para mulheres em tratamento de câncer de mama ou que já passaram por tratamento, mas também é aberto à comunidade.



Deixe uma resposta