Primeiros socorros: Grupo de Envelhecimento Ativo promove palestra que pode salvar vidas
Médico residente em cardiologia orientou participantes sobre a corrente da sobrevivência e atuação correta em casos de parada cardiorrespirátoria
Na segunda-feira (22), a Santa Casa de Maceió realizou mais uma edição do Grupo do Envelhecimento Ativo. O encontro contou com a palestra sobre Primeiros Socorros, ministrada pelo médico residente em Cardiologia da instituição, Etvaldo Rodrigues da Silva Filho.

Etvaldo Rodrigues, médico residente em Cardiologia da Santa Casa de Maceió
Durante a apresentação, o médico destacou a importância do suporte básico de vida (SBV), explicando conceitos e procedimentos fundamentais que podem salvar vidas em situações de emergência. Entre os pontos abordados, esteve a corrente da sobrevivência, uma sequência de ações que, quando executadas corretamente, aumentam as chances de sucesso no atendimento a vítimas de parada cardiorrespiratória.
De forma didática, o médico explicou os principais passos do SBV:
- Avaliar responsividade e checar respiração;
- Chamar por ajuda e solicitar desfibrilador;
- Iniciar a reanimação cardiopulmonar (RCP), com ênfase em compressões torácicas de alta qualidade;
- Evitar interrupções durante as compressões;
- Realizar desfibrilação precoce.

Grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió reúne sempre às segundas-feiras
Outro ponto abordado foi a avaliação da cena, destacando a necessidade de agir com rapidez e segurança, observando potenciais riscos para a vítima e para quem presta o socorro, além do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).
Na sequência, o médico explicou como deve ser feita a avaliação do paciente, observando o estado de consciência, a respiração e possíveis hemorragias, com atenção para identificar se o sangramento é arterial ou venoso. Também foram apresentados métodos de contenção de hemorragias, fundamentais para reduzir riscos até a chegada de atendimento especializado.
O Grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió reúne, sempre às segundas-feiras, pessoas que tenham interesse em viver com qualidade de vida ou preparar-se para a fase da vida após os 60 anos.
O projeto conta com o apoio da Divisão de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Maceió e envolve uma equipe multiprofissional composta por médicos de diversas especialidades, farmacêuticos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e profissionais das áreas de tecnologia e direito sociais.



Deixe uma resposta