Imersão sobre lipoenxertia e reconstrução mamária reúne especialistas na Santa Casa de Maceió
Organizado pelo Breast Saving Group, curso contou com os cirurgiões Jean-Marc Piat e Vincenzo Giovinazzo
Com foco na lipoenxertia e suas aplicações em reconstrução mamária, a Santa Casa de Maceió sediou, nos dias 23 e 24, mais uma edição da Imersão Hands On, evento organizado pelo Breast Saving Group (BSG). A programação reuniu especialistas de diferentes estados e combinou atividades teóricas e práticas, beneficiando pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Breast Saving Group promoveu curso de imersão na Santa Casa de Maceió
As cirurgias ao vivo foram conduzidas pelos cirurgiões Jean-Marc Piat e Vincenzo Giovinazzo, referências em reconstrução mamária, além de outros especialistas convidados.
“Trouxemos dois convidados internacionais que desenvolveram uma técnica inovadora de reconstrução total da mama utilizando o músculo do corpo junto com o enxerto de gordura. Eles operaram três pacientes durante o curso, que recebeu 15 alunos de fora de Alagoas, a maioria deles de Belo Horizonte, mas representando praticamente todos os estados do Brasil”, destacou Lígia Teixeira, coordenadora do Serviço de Mastologia da Santa Casa de Maceió.

O cirurgião francês Jean-Marc Piat demonstrou a técnica de lipoenxertia durante o curso
Entre uma cirurgia e outra, os participantes acompanharam a apresentação dos casos clínicos e palestras temáticas sobre diferentes aspectos da lipoenxertia. As médicas Luciana Limongi abordou as propriedades do enxerto de gordura; Camila Loureiro tratou das técnicas de coleta, preparo e enxertia; Paula Saab apresentou o papel da lipoenxertia no tratamento da fibrose induzida por radioterapia; e Gláucia Mesquita levantou a discussão “Podemos tratar contratura capsular com lipoenxertia?”.

A cirurgião plástica Larissa Prioli foi uma das palestrantes do encontro
A cirurgiã plástica Larissa Prioli, uma das palestrantes do curso, destacou a importância da atualização profissional na área. “Estou muito lisonjeada de ter vindo de São Paulo para falar sobre a medicina regenerativa na reconstrução mamária. É muito importante as atualizações nesse assunto, porque isso melhora muito os resultados da cirurgia”, afirmou.
A radiologista da Santa Casa de Maceió, Luciana França, também contribuiu com uma palestra sobre o papel da radiologia nas cirurgias reconstrutivas.

A radiologista da Santa Casa de Maceió, Luciana França, falou sobre o papel da radiologia nas cirurgias reconstrutivas
“Trouxe a radiologia para o centro desse evento disruptivo para mostrar como que as mamas se comportam nos exames de imagem depois dessas cirurgias, quais os achados esperados e como podemos evitar problemas para essas pacientes, reduzindo o número de falsos positivos e trazendo mais segurança, menos ansiedade e mais confiança para médicas e pacientes”, explicou.

Lígia Teixeira, coordenadora do Serviço de Mastologia da Santa Casa de Maceió, e uma das promotoras do evento
O Breast Saving Group (BSG) é um coletivo formado pelas mastologistas Aline Carvalho, Camila Macedo Loureiro, Gláucia Cordeiro, Lígia Teixeira, Maria Nagime, Luciana Limongi e Paula Saab, que têm como propósito promover ensino técnico, ético e acessível em oncoplastia mamária. Em 2024, o grupo trouxe para a Santa Casa de Maceió o Curso Hands On Dorsal + Laser Onestep, o primeiro no Brasil a direcionar apenas à reconstrução autologa com músculo grande dorsal.
Para Lígia Teixeira, o diferencial da imersão está na aplicação imediata do aprendizado à prática clínica. “Os participantes puderam ver como incorporar a lipoenxertia na rotina cirúrgica. Foram dois dias de discussões em tempo real, cirurgias ao vivo e troca de experiências com quem está na linha de frente da oncoplastia moderna”, ressaltou.
Confira as fotos do evento:


























Deixe uma resposta