Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Manter a saúde intestinal é cuidar da vida na terceira idade

Coloproctologista da Santa Casa de Maceió explica principais doenças do colón, reto e ânus e orienta sobre hábitos de prevenção

A saúde intestinal é um dos pilares para uma vida com qualidade, especialmente após os 60 anos. Com o avanço da idade, algumas condições se tornam mais comuns e exigem atenção constante, prevenção e acompanhamento especializado. Entre elas estão hemorroidas, constipação, fissuras anais, incontinência fecal, cisto pilonidal, e o câncer colorretal doenças que impactam diretamente o bem-estar, a mobilidade e até a rotina diária do idoso.

Grande parte desses problemas pode ser evitado, identificado precocemente ou tratado com eficácia quando o paciente mantém hábitos saudáveis, como alimentação rica em fibras, boa hidratação, prática regular de atividades físicas e acompanhamento regular com especialistas. A prevenção do câncer de cólon, por exemplo, passa justamente por esse conjunto de cuidados que ajudam a manter o funcionamento adequado do intestino e diminuem riscos de complicações.

Aline Apel, coloproctologista da Santa Casa de Maceió

Esse conteúdo foi tema da edição do Envelhecimento Ativo realizada no dia 24 de novembro, que recebeu como palestrante Aline Apel, coloproctologista da Santa Casa de Maceió. Na ocasião, a médica explicou sobre a especialidade da coloproctologia, área responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de todas as doenças que afetam o cólon, o reto e o ânus.

Durante a palestra, também foram reforçados os principais sinais e sintomas de alerta que não devem ser ignorados: perda de peso recente sem causa aparente, sangramentos, dor anal, dor abdominal recorrente, esforço para evacuar e qualquer tipo de incontinência seja de gases, seja de fezes.

Esses sinais indicam a necessidade de uma avaliação médica imediata. Para pessoas acima de 45 anos, a recomendação é procurar um coloproctologista para exames de rotina, mesmo sem sintomas, garantindo prevenção e diagnóstico precoce.

O Grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió se reúne sempre às segundas-feiras, reunindo pessoas interessadas em viver com qualidade de vida após os 60 anos. O projeto conta com o apoio da Divisão de Ensino e Pesquisa e tem a participação de médicos de várias especialidades, além de farmacêuticos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e assistentes sociais, que se revezam em aulas informativas que abrangem orientações sobre diversos assuntos.

Confira as fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames