Santa Casa segue exemplo de grandes empresas ao qualificar fornecedores
Ao investir no programa de qualificação de seus fornecedores, a Santa Casa de Maceió trilha o caminho de grandes corporações brasileiras e internacionais. Na lista estão gigantes como Braskem, Vale, Petrobrás e Coca-cola, megacorporações que apostam na qualificação dos prestadores de serviço e fornecedores como meio de ampliar o seu padrão de excelência e agregar valor a toda a cadeia.
A opinião é do consultor Edmilson Fialho, diretor executivo da Usina de Negócios, empresa de consultoria especializada em gestão corporativa e responsável por executar o Programa de Avaliação e Qualificação de Fornecedores da Santa Casa de Maceió.
Ao fortalecer sua rede de fornecedores, a Santa Casa de Maceió qualifica a prestação do serviço e mantém um grupo de fornecedores aptos e confiáveis. Do ponto de vista das empresas contratadas, a qualificação profisisonaliza a gestão e abre portas no mercado local e nacional.
“A Santa Casa de Maceió integra hoje a Associação Nacional de Hospitais Privados. Desta forma, ela valida sua rede de fornecedores de materiais e de serviço, conferindo visibilidade para o mercado nacional”, disse Edmilson Fialho no treinamento desta semana.
No encontro deste mês, promovido no hotel Holiday Inn, a palestrante convidada foi Larissa Andrade de Araújo, coordenadora Administrativa da Divisão de Estratégia e Qualidade da Santa Casa de Maceió. Em pauta, o mapeamento de processos, que teve como referência o documento produzido pelo Serviço de Farmácia.
Depoimentos
O Programa de Qualificação de Fornecedores já comemora algumas iniciativas que valem registro. Um deles é a parceria firmada entre a Qualitec e uma multinacional para destinação de resíduos fotoquímicos e fluorescentes no Nordeste. “O investimento em gestão da qualidade e a busca pelo certificado ISO ambiental nos qualificou para esta parceria”, disse Alfredo Guilherme Melo, diretor da Qualitec.
Já para o sócio-administrador da Pontualli, Fábio de Lima, a qualificação e a parceria com a Santa Casa de Maceió “foi um divisor de água”. Fundada em 2012 com apenas 12 funcionários e atendendo apenas a um hospital de grande porte, a empresa de lavanderia hospitalar profissionalizou a gestão, adotou processos de qualidade e hoje conta com 85 colaboradores, sete hospitais e diversas clínicas em sua carteira de clientes.
Deixe uma resposta