Angústia e decepção podem causar infarto

A perda de um amor, traição, fracasso profissional e até mesmo problemas financeiros podem ser considerados como fatores de risco para o infarto. O cardiologista da Santa Casa de Maceió, Gilvan Dourado explica que o stress gerado principalmente pela angústia e decepção, o fumo, a diabetes, hipertensão e obesidade também são os fatores de risco adquiridos. “Além dos adquiridos há também o fator de risco hereditário, que é o histórico familiar do paciente”, fala o médico.
O infarto do miocárdio é provocado por uma obstrução, superior a 50%, na artéria coronária e é causado pelo acúmulo de placa ateroma (gordura) na artéria. Os sintomas do infarto são dores no peito superior a 30 minutos e sudorese. De acordo com Gilvan Dourado um terço dos indivíduos apresentam morte súbita em conseqüência da arritmia.
Na Santa Casa de Misericórdia são realizados dois mil cateterismos diagnóstico/ano e quinhentas angioplastias ao ano. “A maioria dos pacientes que procuram nosso serviço é maior de 50 anos, no entanto, os jovens entre 20 e 40 anos não estão isentos de sofrerem um infarto”, conclui.
Um check-up anual após os 30 anos, boa alimentação e atividade física são algumas dicas para se prevenir o infarto.