Café da manhã e novo espaço de convivência marcam Dia do Médico na Santa Casa

Café da manhã reúne médicos e membros da SantaCoop

Um café da manhã e a inauguração do novo espaço de convivência da Santa Casa de Maceió marcaram a homenagem da instituição ao seu corpo clínico e aos membros da Santacoop por ocasião do Dia do Médico.

As instalações e os médicos presentes foram abençoados pelo padre Cícero Lenisvaldo, que destacou a importância dos médicos para a sociedade e seu patrono São Lucas.

O evento contou com a presença do provedor Humberto Gomes de Melo, do presidente da Santacoop Maceió Antonio Alício e do corpo executivo da Santa Casa de Maceió.

Nesta primeira etapa da obra foram entregues as novas instalações do Rei do Mate, além do corredor e da rampa de acesso que interligam a área à nova recepção do hospital, à sala de ponto, à unidade de internação Sampaio Marques, à UTI Neuro, ao banco Santander e a diversos outros setores do hospital.

As próximas etapas incluem a abertura do mezanino do Rei do Mate, a inauguração da lojinha da Rede Feminina de Combate ao Câncer e até uma passarela interligando as unidades Sampaio Marques e Irmã Inocência.

Homenagem aos médicos

O diretor médico da Santa Casa de Maceió Artur Gomes Neto aproveitou a oportunidade para fazer uma homenagem a seus colegas. Ele destacou que “ser médico é ter a capacidade de se doar pelo próximo independente de qualquer tipo de retorno. É a arte de curar.”

E ainda acrescentou: “Os melhores médicos reconhecem que o poder de cura vem do conhecimento e esse poder é uma dádiva, uma doação de deus. E mais, quando não se consegue a cura é dever do médico oferecer conforto e acolhimento ao paciente e seus familiares. Ser médico é, sobretudo, ser humano.”

Já o presidente da Santacoop Antonio Alício destacou os inúmeros desafios da profissão, que justificam plenamente as homenagens aos profissionais. Além de um período de formação mais longo (devido às inúmeras residências e especialidades) e de um nível maior de exigência (todos os títulos exigem testes de conhecimento ou trabalhos científicos), os médicos precisam manter-se continuamente atualizados (leia-se viagens, cursos, intercâmbios).

“Muitos colegas precisam cumprir plantões, atender um grande número de pessoas por dia, cumprir um rigoroso protocolo de acompanhamento de seus pacientes, gerir o consultório, ser comunicativo, ter um profundo senso humanístico e, principalmente, exercer a prática médica com competência técnica e segurança visando preservar a vida. Tudo isso justifica todas as homenagens aos médicos”, comentou.

DSC09016 DSC09014 DSC09013