Cigarro, uma droga lícita e assustadora

“Dependente químico”, porque não? O cigarro, uma droga lícita, provoca doenças graves como bronquite crônica, enfisema e o câncer de pulmão.
Para o chefe de serviço de cirurgia torácica da Santa Casa de Misericórdia Maceió, o médico Artur Gomes Neto, o hábito de fumar é extremamente nocivo à saúde humana, especialmente aos pulmões. “No ambulatório de pneumologia do nosso hospital temos centenas de doentes com os mais diversos graus de doenças, desde casos mais simples até pacientes totalmente incapacitados para exercer as mínimas tarefas do dia-a-dia, como tomar banho, comer e amarrar os sapatos”, explica o médico.
Os não fumantes não estão livres dos males causados pelo cigarro, eles têm os mesmos riscos de contrair as doenças provocadas pelo hábito do fumar. Estima-se que o fumante passivo inale um terço da fumaça expelida pelo cigarro do tabagista (fumante).
Os males causados pelo cigarro são assustadores, o que parece “charmoso” nada mais é do que um suicídio a sua saúde, afinal, dois em cada três fumantes morrerão por causa do cigarro.