Festival de Talentos estimula novos escritores

O Festival de Talentos, organizado dentro da programação dos 157 anos da Santa Casa de Maceió, revelou duas futuras promessas para a literatura alagoana: os colaboradores Antonio Carlos, do Centro de Oncologia (foto recebendo o troféu), e Josenildo Matias, do Serviço de Farmácia. Eles participaram dos concursos de conto, poesia, redação e crônica, abocanhando dois troféus de primeiro lugar cada um.
1º Lugar no Concurso de Redação
Título: Qualidade na Santa Casa: Nós queremos. Nós podemos
Autor: Antonio Carlos

QUALIDADE NA SANTA CASA: NÓS QUEREMOS. NÓS PODEMOS

É notório que as organizações busquem se desenvolver para se manterem no mercado, diferenciando-se de seus concorrentes e há algum tempo temos ouvido falar de qualidade como ferramenta imprescindível ao sucesso empresarial.
Novos conceitos surgem e desde a década de 90 o brasileiro adotou em seu vocabulário a palavra qualidade. Estudiosos dizem ter sido criada pelos japoneses; outros dizem que os americanos aperfeiçoaram. Mesmo com tanta controvérsia, esses inteligentes humanos visaram o melhor para suas organizações.
E o brasileiro com toda sua mandinga, buscou na Acreditação Hospitalar sua singularidade. Aperfeiçoou as ferramentas e apresentou às empresas de saúde o novo conceito para qualidade. Ferramentas, rotinas, e normas são criadas e estabelecidas, padrões são seguidos para que produtos e serviços obtenham o máximo de vida útil.
E os consumidores, clientes, pacientes, são os mais favorecidos. Produtos sofisticados, com garantia de fabricação, uso e assistência, tornam-se coadjuvantes, pois o que importa é o retorno deles às nossas instalações mostrando que o primeiro contato fora satisfatório. E há de ser, do contrário a propaganda negativa destruirá qualquer construção, por maior que seja o edifício.
Inclusive na Santa Casa de Maceió, onde colaboradores motivados e entusiasmados embarcam nas mudanças e tendências. Treinamentos constantes, aperfeiçoamento de maquinário, instalações, tecnologia, recursos humanos e conceitos são os ingredientes da busca da excelência. Não basta desejar, é preciso utilizar do bom senso e da vontade incessante pela mudança.
Mudança que vem sendo galgado há tempo: Informatização de setores, atendimento por senha eletrônica, terceirização de alguns serviços, internet, reformas, novo mobiliário, plano de saúde e cesta básica para os colaboradores, também tem a creche para os seus filhos, revisão de contratos, redução de custos, adoção de ferramentas administrativas gerenciais, entre outras coisas. E como ninguém é de ferro voltaram a promover o festival de talentos e as comemorações pelo aniversário do hospital, com direito a caminhada na orla. (A cidade pára!).
E o melhor de tudo é que os colaboradores se envolvem, tanto nos treinamentos quanto nas atividades. São tantas revelações… É bonito de se ver. Basta querer que tudo acontece. Na Santa Casa de Maceió, não é diferente. O sucesso que almejamos é o crescimento pessoal em paralelo com o crescimento institucional.
Quem não muda nem se adapta, certamente será destruído, tal como a árvore que não se curva ao vento. Nós queremos. Nós podemos. Pensar de maneira positiva é o primeiro degrau a ser pisado, é o ingrediente primeiro para quem busca o sucesso.