Câncer de mama avança entre mulheres com 30 anos

Entre 2000 e 2007 houve um aumento de 40% no diagnóstico de câncer de mama entre as pacientes do Departamento de Oncologia da Santa Casa de Maceió. “Houve, inclusive, um avanço maior entre as jovens dos 30 aos 34 anos, um acréscimo preocupante de 120% no período”, alertou o oncologista Marcos Davi.
O levantamento lançou mão de dados do Registro Hospitalar de Câncer (RHC), implantado pelo próprio Marcos Davi em 2000. Os números reforçam pesquisa do Ministério da Saúde, que revela o surgimento anual de 50 mil novos casos de câncer de mama no Brasil.
Segundo dados do RHC, os tumores mais comuns diagnosticados entre as mulheres, nos últimos sete anos, foram os de colo do útero (34,3%) e os de mama (27,3%). Entre os homens, nenhuma novidade: predominam os de próstata (22,7%). Entre as crianças, os principais vilões continuam sendo os linfomas (27,5%) – junto com outras neoplasias – e a leucemia (15%).