Pesquisa mostra que brasileira desconhece mamografia
Pesquisa realizada em cinco capitais do país, incluindo São Paulo, trouxe um alerta. A maioria das mulheres desconhece a forma mais eficaz de reconhecer um inimigo íntimo: o câncer de mama.
Apesar de 82% citarem o auto-exame como aliado no diagnóstico da doença, somente 35% lembraram da mamografia, forma mais indicada para detectar nódulos e tumores em fase inicial.
O estudo, encomendado pela Federação Brasileira das Entidades Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, ouviu 552 mulheres e revela que as mulheres têm informações parciais sobre o câncer de mama.
Para o médico Marcos Davi, chefe do Departamento de Oncologia da Santa Casa de Maceió, o auto-exame da mama é importante, mas, na maioria dos casos mesmo uma mulher bem treinada só consegue sentir o nódulo quando ele já tem um tamanho significativo, daí a importância da mamografia. “O exame identifica o tumor anos antes dele ser palpável”, disse o especialista.
Os locais escolhidos para a realização da pesquisa – São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador – são os que lideram o ranking de estimativas de novos casos da doença no país, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).




Deixe uma resposta