Médica fala como hospital público alcançou o nível 3 da acreditação junto à ONA

A médica infectologista Cely Saad, do Hospital de Cardiologia Dante Pazanese, integra a equipe que levou este hospital público paulista a alcançar o nível 3 da acreditação junto à Organização Nacional da Saúde (ONA). Ela foi a convidada especial da videoconferência desta semana do Programa Rede Sentinelas em Ação.
A transmissão foi acompanhada por mais de 80 hospitais sentinelas em todo o País, dentre eles a Santa Casa de Maceió. Um grupo de enfermeiras reuniu-se no Centro de Estudos da instituição para participar do debate.
Questionada sobre o segredo para se alcançar a acreditação, Cely Saad citou a implantação de programas de qualidade com a participação de todo o corpo clínico e dos funcionários. Ela citou desde o planejamento macro da instituição até a implementação de ações básicas, como a higienização correta das mãos.
Outra iniciativa importante, esta no âmbito gerencial, foi a decisão de unir as áreas de controle de riscos e de infecção hospitalar. “São atribuições que estão intimamente ligadas”, complementou a médica infectologista Tereza Tenório, profissional que está à frente da gerência que atualmente engloba as duas áreas dentro da Santa Casa de Maceió. “Em 2001, fomos o primeiro hospital a tomar esta decisão”, relembra.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Santa Casa de Maceió