Álcool e São João não combinam
O São João é sinônimo de forró, comidas típicas e descontração. Para alguns, entretanto, é momento de extravasar e ingerir bebidas alcoólicas além da conta.
Segundo o médico intensivista Hélvio Chagas Ferro, além dos riscos para quem dirige e da ressaca, quem ingere álcool em excesso pode enfrentar outro problema ainda mais sério no médio e longo prazo: a gastrite aguda, cujos sintomas são dor estomacal, ânsia de vômito e mal estar.
“Se o paciente tiver problemas nas vias biliares as conseqüências serão ainda mais graves”, disse Hélvio Ferro, que coordena a UTI Geral e a Clínica Médica da Santa Casa de Maceió. A saída para os apreciadores da cerveja e destilados em geral é ingerir comidas leves e sem gordura, além de muita água.
O álcool desencadeia um mecanismo que faz o indivíduo desidratar, daí a freqüência com que os bebedores de plantão recorrem ao banheiro para urinar. “Quando a perda de líquido não é reposta e a pessoa não se alimenta, o álcool age diretamente na mucosa do estômago, levando à gastrite aguda”, finalizou.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Santa Casa de Maceió
Deixe uma resposta