Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Projeto de urologista alagoano beneficiará profissionais de países de língua portuguesa

Médico Mario Ronalsa no Congresso da Associação Portuguesa de Urologia

Médico Mario Ronalsa no Congresso da Associação Portuguesa de Urologia

O médico Mário Ronalsa, da Santa Casa de Maceió, representou a Sociedade Brasileira de Urologia no 2° Simpósio Lusófono de Urologia, realizado este mês, em Portugal. No evento, que integrou as atividades do Congresso da Associação Portuguesa de Urologia, o médico alagoano apresentou um projeto pioneiro de estreitamento das relações entre os países que têm a língua portuguesa como idioma oficial.
Na ocasião foi definida a criação da Confederação de Países Lusófonos, a ser implantada no Brasil durante o 32º Congresso Brasileiro de Urologia, que acontecerá de 7 a 11 de novembro, em Goiânia (GO), com a participação de oito países de língua portuguesa: Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guine Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
A ideia defendida por Mário Ronalsa é estreitar o relacionamento entre os países de língua portuguesa, visando difundir conhecimentos na área de urologia e ajudar os países onde a especialidade ainda carece de maior atenção. “Na África, por exemplo, dos cinco países de língua portuguesa, somente três possuem urologistas”, disse o urologista.
Segundo ele, a proposta, inédita no mundo, irá permitir o intercâmbio médico-cultural entre esses países, selando parcerias significativas para a especialidade. “A Sociedade Brasileira de Urologia tem uma força muita grande do ponto de vista da educação continuada, principalmente no que se refere a campanhas públicas para ajudar os países mais necessitados na área. Nossa ideia é promover missões do Brasil na África para ensinar médicos generalistas sobre tratamentos de patologias comuns em urologia. Vamos viabilizar cursos, trazê-los para o Brasil para treinamento e reciclagem em serviços de referência internacional”, afirmou.
“Já estamos mantendo contatos com embaixadas e consulados para angariar recursos e viabilizar a participação dos representantes dos países de língua portuguesa no Congresso Brasileiro, que representará a implantação oficial da Confederação Lusófona de Urologia”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames