Santa Casa investe em curso ACLS
Nada menos que 250 mil brasileiros morrem todos os anos de morte súbita no País. Já o acidente vascular cerebral (AVC) é responsável por 10% do total de óbitos no mundo, segundo a Organização Mundal da Saúde. Parte dessas vidas poderiam ser salvas se hospitais e serviços de emergência preparassem seus profissionais para a identificação antecipada dos sintomas que antecedem a esses eventos e a adoção dos procedimentos previstos.
É justamente para capacitar os cerca de 900 profissionais ligados à área assistencial que a Direção Médica da Santa Casa de Maceió decidiu investir no Curso Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS), realizado em duas turmas, com 32 participantes cada, sendo a última concluída esta semana.
“O ACLS foi ministrado a médicos e enfermeiros que atuam em áreas críticas, como UTI e Emergência 24 Horas. Os participantes do curso atuarão como multiplicadores junto aos profissionais das demais setores, seguindo protocolos e especificidades de cada área”, disse Osvaldo Liberal, coordenador do ACLS pela Santa Casa de Maceió e presidente da SantaCoop.
Osvaldo Liberal anunciou também que esta semana foi formada a primeira turma de instrutores de ACLS de Alagoas. O grupo terá a missão de prosseguir com os estudos de suporte avançado de vida em Cardiologia e, em breve, criar um núcleo em Alagoas para ministrar cursos de ACLS.
Osvaldo Liberal disse ainda que todos profissionais que lidam com os pacientes, incluindo assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas e até nutricionistas, devem estar aptos a identificar sintomas de morte súbita, arritmias cardíacas ou de AVC e adotar os protocolos previstos. “São segundos que podem salvar uma vida ou impedir sequelas, por isso, todos devem estar preparados”, acrescentou o cardiologista Francisco Souto, diretor do Centro de Treinamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia e coordenador do ACLS. O custo do curso beira os R$ 50 mil e utiliza manequins “inteligentes” avaliados em 40 mil reais cada. Eles simulam situações de emergência como parada cardio-respiratória, taquicardias, acidente vascular cerebral etc.




Deixe uma resposta