Santa Casa de Maceió: 94% das aplicações de quimioterapia em 2009 foram para o SUS
As aplicações de quimioterapia lideraram a lista de procedimentos realizados na Santa Casa de Maceió pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Das 17,4 mil aplicações do Centro de Oncologia, nada menos que 94% (16,3 mil) foram destinadas aos pacientes do SUS. Os dados constam do Relatório Anual da instituição, que será enviado aos membros da Irmandade da Santa Casa de Maceió para apreciação, assim como ao Ministério da Saúde, autoridades constituídas e à sociedade alagoana.
“Em 2009, recebemos 85,9 mil pacientes-dia, sendo 46,4 mil (54%) do SUS. Os números retratam milhares de consultas, exames, tratamentos e internações realizadas na Santa Casa de Maceió e seguem as diretrizes da beneficência e filantropia”, disse o provedor Humberto Gomes de Melo no texto que abre o documento.
Em segundo lugar no ranking de procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde vêm as consultas da radioterapia com 4 mil atendimentos, sendo 3,7 mil (92%) para pacientes do SUS. Em terceiro, ficou a oncologia clínica com 14,2 mil consultas, sendo 12,7 mil (90%) para o SUS. “Esses números comprovam para a sociedade alagoana que a Santa Casa de Maceió vem cumprindo o seu papel de atender à população mais carente”, disse o gestor da Santa Casa de Maceió.
A lista prossegue com 78,8 mil aplicações de radioterapia, sendo 69,7 mil (88%) para o SUS; 22,9 mil sessões de hemodiálise, sendo 17,6 mil (77%) para o SUS; e 2,8 mil exames de hemodinâmica, sendo 2,1 mil (77%) também para o Sistema Único de Saúde.
O ranking termina com a medicina nuclear e as consultas cardiológicas realizando 54% dos procedimentos pelo SUS; assim como as internações (47,1%); os exames radiológicos (40%); os exames laboratoriais clínicos (30%) e as cirurgias de média e alta complexidade (28,8%).
Deixe uma resposta