Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Santa Casa comemorará 159 anos com evento dedicado a idosos

Ao comemorar 159 anos de fundação, a Santa Casa de Maceió presenteará a sociedade alagoana com um evento destinado aos homens e mulheres que já chegaram na melhor idade, ou seja, acima dos 60 anos. Com entrada franca e aberto à comunidade, o projeto Um Olhar para o Idoso será realizado no próximo sábado (25), das 8h às 12h, na Unidade Docente Assistencial Professor Rodrigo Ramalho (UDARR). A unidade localiza-se na Avenida Assis Chateaubriand, na Praia do Sobral, em Maceió.
“O evento marcará o início do Ano do Idoso na Santa Casa de Maceió e será o primeiro de uma série de ações realizadas a serem realizadas para este público”, antecipou o provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo.
Além de serem o alvo de todas as atenções na comemoração dos 159 anos, os idosos serão tema de simpósio multiprofissional (ver nota abaixo), do Congresso Multidisciplinar 2011 da Santa Casa de Maceió e de diversos eventos agendados para os próximos 12 meses.
“Nossa idéia é envolvermos todos os profissionais e colaboradores em torno do idoso, incluindo a adequação de rotinas internas e da estrutura física do hospital privilegiando a acessibilidade do idoso”, disse o diretor médico da Santa Casa de Maceió, Artur Gomes Neto. “Queremos firmar ainda parcerias com entidades da sociedade civil que beneficiem a comunidade no entorno da instituição”, acrescentou o cirurgião torácico.
Conforme justifica o provedor Humberto Gomes de Melo, os idosos são o sustentáculo econômico de muitas cidades interioranas em todo o País por meio da Previdência Social. “Sua importância é crescente, por isso nossa opção pelo idoso”, enfatizou.
Pesquisa da Sodexho Internacional confirma a opinião do gestor da Santa Casa de Maceió. O estudo revela que a expectativa de vida dos idosos no ano de 2025 em 11 países pesquisados – o Brasil entre eles – poderá superar os 92 anos, 20 a mais que os atuais 73 anos identificados pelo IBGE no Brasil.
E tem mais: segundo o estudo, o idoso se tornará um dos pivôs da sociedade e da economia. Terá mais autonomia, sobretudo em relação aos filhos. Em 2025, apenas 6% permanecerá morando com a família (contra os 11% verificados em 1998). Muitos optarão por flats, hotéis ou residências com serviços para idosos.
A Organização Mundial da Saúde tem dois parâmetros para considerar uma pessoa idosa: em países desenvolvidos a idade de referência é 65 anos e naqueles em desenvolvimento, 60 anos.
O projeto Um Olhar para o Idoso terá uma extensa programação que inclui: teste de glaucoma, ginástica, massagem, exposição de trabalhos manuais, atrações artísticas, além de orientações com profissionais de nutrição (mitos na alimentação), enfermagem (cuidado com o idoso), psicologia (expectativa do envelhecimento) e assistência social (direitos do idoso).
Uma missa festiva, celebrada no dia 27, às 17 horas, encerrará o tríduo da festa de São Vicente de Paulo, que se inicia nesta sexta (24).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames