Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Santa Casa de Maceió homenageia decanos da Medicina na festa do Dia do Médico

Provedor Humberto Gomes de Melo entrega troféu do Dia do Médico póstumo à Inalda Falcão Breda, filha de Ib Gatto Falcão, um dos homenageados pela Santa Casa de Maceió

Provedor Humberto Gomes de Melo entrega troféu do Dia do Médico póstumo à Inalda Falcão Breda, filha de Ib Gatto Falcão, um dos homenageados pela Santa Casa de Maceió

A Santa Casa de Maceió homenageou na noite deste sábado (16), dentro das comemorações alusivas ao Dia do Médico, seis decanos da Medicina que se destacaram em mais de 40 anos de dedicação à arte de salvar vidas.
O jantar comemorativo ocorreu nos jardins do Hotel Jatiúca, um dos mais charmosos da capital alagoana, e contou com a apresentação da Banda Celebration.
Na abertura da festa, o provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, saudou todos os médicos alagoanos em particular o corpo clínico da Santa Casa de Maceió, lembrando que o crescimento e as recentes conquistas da instituição se devem ao empenho de todos os médicos e do corpo funcional da entidade no cumprimento de sua principal razão de existir: a prestação de serviços de saúde com excelência e baseada nos princípios da filantropia e beneficência.
O diretor médico da Santa Casa de Maceió, Artur Gomes Neto, também saudou seus pares e todos os presentes, lembrando que apesar das dificuldades, a classe médica deve continuar a cumprir seu mister, “dedicando-se à arte de prestar atendimento médico a quem precisa.”
O mestre de cerimônia, o radialista Matias de Melo, leu um breve resumo biográfico de cada um dos seis homenageados. O primeiro deles foi o médico Ib Gatto Falcão, falecido em 2008 e representado no evento por sua filha Inalda Gatto Falcão Breda.
“Ele foi meu professor e exemplo de vida. Só lamento não ter prestado essa homenagem em vida, mas sei que onde estiver, ele deve estar orgulhoso pelo que a Santa Casa de Maceió é hoje”, disse o provedor Humberto Gomes de Melo, que entregou pessoalmente o troféu do Dia do Médico “in memoriam” à filha do saudoso mestre.

Já a pediatra Yaradir Albuquerque Sarmento, que recebeu a homenagem das mãos do médico Euclides Ferreira Lima, agradeceu a todos que a ajudaram em sua trajetória. “Esse momento é um daqueles que dão colorido à vida. Muito obrigada a todos”, disse emocionada.

O traumatologista Glauco Monteiro Cavalcante Manso, que recebeu o troféu das mãos do oncologista Marcos Davi, também foi homenageado pela Santa Casa de Maceió. “Sinto-me feliz por estar entre amigos e ser reconhecido pelos meus pares. Isso é o que faz a gente viver“, disse o médico, lembrando que só deixou a Santa Casa após a federalização da universidade. “Saímos quando a universidade saiu, mas deixamos o coração lá na Santa Casa.

Em seguida foi a vez do atual auditor da Santa Casa de Maceió e cardiologista Erivaldo Cavalcante receber sua homenagem. O próprio diretor médico Artur Gomes Neto fez questão de entregar o troféu do Dia do Médico.
Em breves palavras, Erivaldo Cavalcante falou sobre a importância do amor que todos os médicos devem ter pela profissão, lembrando que o dia 18 de outubro é dedicado a São Lucas, médico que tornou-se evangelista e um dos santos mais cultuados pela cristandade.
Erivaldo citou, em forma de agradecimento, o nome de alguns mestres que foram decisivos em sua formação, elencando José Mario Mafra, Abilio Antunes dentre outros. Por fim agradeceu a homenagem prestada pela Santa Casa de Maceió.

Já o médico Antonio Eustáquio de Melo, decano dos homenageados, com 79 anos de idade e mais de 50 de medicina, foi saudado pelo decano da Mesa Administrativa, o médico Duílio Marsíglia.

Por fim, o cirurgião pediátrico Valter de Moura Lima recebeu o seu merecido troféu das mãos do também cirurgião pediátrico Luciano Agra. “Feliz o homem que tem suas qualidades reconhecidas em vida por seus pares. É justamente o que acontece neste momento“, discursou.
“Exercitávamos na Santa Casa de Maceió o amor à arte da medicina e aos pacientes. Vê-los retornar ao seio de seus pais com saúde era nosso maior prêmio”, disse o médico, sem esquecer de lançar críticas a forma “aviltante” com que os planos de saúde tratam os médicos atualmente, mercantilizando a prática médica.
Ao saudar o homenageado, Luciano Agra o convidou para ser padrinho do Hospital Nossa Senhora da Guia, unidade externa da Santa Casa de Maceió que em apenas 15 meses já realizou mais de 2 mil cirugias em crianças graças ao empenho de sua equipe, integrada pelos cirurgiões Valter e Henrique Normande. “É o embrião do futuro complexo médico infantil de Alagoas”, profetizou Agra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames