Santa Casa de Maceió torna-se referência na área de pesquisa
Pouca gente sabe, mas a Santa Casa de Maceió consolidou-se ao longo da última década como centro de pesquisa de ciências da saúde. Prova disso são os 20 estudos realizados atualmente por profissionais da própria instituição e de diversas faculdades alagoanas.
Conforme contabiliza o gerente de Ensino e Pesquisa, Mário Jucá, já foram concluídos 11 trabalhos de pesquisa e 17 aguardam a autorização do Conselho de Ética em Pesquisa da Santa Casa de Maceió para terem início.
“O conselho tem a missão de revisar todos os protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos, cabendo-lhe a responsabilidade pelas decisões sobre a ética da pesquisa a ser desenvolvida, de modo a garantir e resguardar a integridade e os direitos dos voluntários participantes nas referidas pesquisas”, explicou o professor e médico Mário Jucá.
“O conselho também tem o papel consultivo e educativo, fomentando a reflexão em torno da ética na ciência, bem como a atribuição de receber denúncias e requerer a sua apuração”, acrescentou Jucá.
As duas pesquisas mais recentes aprovadas pelo comitê são de autoria do cirurgião torácico Artur Gomes Neto, sobre hiperidrose (sudorese excessiva), e do urologista Mário Ronalsa, sobre próstata.
Deixe uma resposta