Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Pesquisador Jorge Kalil recebe o prêmio Hospitalar 2011

Lideranças do setor saúde homenageiam o médico e cientista Jorge Kalil (C) em jantar realizado em São Paulo

Lideranças do setor saúde homenageiam o médico e cientista Jorge Kalil (C) em jantar realizado em São Paulo

O médico e pesquisador Jorge Kalil, diretor do Instituto Butantan e professor titular da Faculdade de Medicina da USP, recebeu o prêmio Hospitalar 2011 – Personalidade do Ano na Área da Saúde. A homenagem foi realizada em um grande jantar na noite de quarta-feira no Clube Atlético Monte Líbano (São Paulo).
O evento reuniu cerca de 600 personalidades, entre elas Humberto Gomes de Melo, presidente do ClasSaúde e da Fenaess (Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde). O evento foi prestigiado por secretários de saúde, lideranças, empresários e profissionais do setor.
"A indicação do Dr. Kalil é decorrente de sua ampla atuação na área da pesquisa clínica, bem como da importância de seu trabalho em termos de excelência médica. O médico e professor Kalil representa a excelência da medicina brasileira”, disse Humberto Gomes de Melo. Já a presidente da Hospitalar, Waleska Santos, ressaltou que “é uma honra para nós prestarmos essa homenagem a um médico e cientista dos mais prestigiados neste país”.
Instituído em 2005, o Prêmio Hospitalar destaca personalidades por sua significativa contribuição ao avanço da medicina, ao atendimento médico-hospitalar e à qualidade de vida da população brasileira.
Jorge Kalil agradeceu pela escolha de seu nome para receber este prêmio. “Considero emblemático que tenham escolhido um cientista para ser a Personalidade do Ano. Isso reflete uma mudança de postura, valorizando a ciência”.
Em seu discurso, o homenageado também destacou o bom momento do Brasil em produção científica. “Crescemos cinco vezes mais que o mundo em publicações e projetos. Mas esse número não se traduz em aumento de registro de patentes e novos produtos. Ainda temos muito a avançar, principalmente eliminando os gargalos da produção industrial.”

O homenageado
Jorge Kalil é médico imunologista e professor titular da Faculdade de Medicina da USP. Natural de Porto Alegre, graduou-se na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizou mestrado e doutorado em Biologia Humana pela Universidade de Paris e livre docência pela Universidade de São Paulo.
Kalil é diretor do Laboratório de Imunologia do Incor, presidente do Conselho Curador da Fundação Zerbini, pesquisador 1A do CNPq, coordenador do Instituto de Investigação em Imunologia, vice-presidente da International Union of Immunology Societies (IUIS) e presidente eleito para a gestão 2013-2016.
Há 3 meses, Kalil assumiu a direção do Instituto Butantan.Foi Presidente Fundador da Associação Brasileira dos Transplantes de Órgãos, Vice-Presidente Fundador da Associação Latino-Americana de Imunologia, Presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia, International Scholar do prestigioso Howard Hughes Medical Institute, diretor do Laboratório de Patologia Clínica do Hospital Sírio Libanês, membro do conselho médico e Presidente do conselho diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa do mesmo Hospital. Criador e diretor do Instituto de Ciências do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e vice-diretor clínico do Hospital das Clínicas. Foi assessor do Ministro da Saúde Adib Jatene, na área de imunobiológicos.
Como pesquisador tem mais de 350 publicações indexadas internacionalmente, 76 participações em capítulos de livros e dezenas de artigos veiculados nos meios de comunicação. É detentor de várias patentes, algumas em novas vacinas.
Jorge Kalil foi pioneiro na implantação da tecnologia de anticorpos monoclonais na França. Dedica-se ao estudo dos mecanismos de reconhecimento imunológico e a distinção do próprio e não próprio. Utilizando vários modelos de doença humana, estes estudos têm contribuído para a compreensão da rejeição de transplantes, na proteção do organismo contra doenças infecciosas, bem como falhas neste reconhecimento que levam a doenças auto-imunes.
Foi condecorado como Comendador e depois com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Também foi agraciado com o prêmio da Third World Academy of Sciences (TWAS), considerado o prêmio Nobel dos países em desenvolvimento, por sua contribuição de como uma infecção pode levar a uma doença autoimune.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames