Artigo: “Esperança em Alagoas”
Ao tomar posse na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia e ao ouvir atentamente o sucinto relatório demonstrado pelo provedor Humberto Gomes, senti uma extraordinária vontade de falar sobre a grande amizade que tenho pela família do seu Durval, do Luiz ao caçula Marcus.
Estudávamos noites inteiras em sua casa saboreando, além de lanches e cafezinhos, a amizade familiar. Humberto, secretário de Saúde, e eu diretor da Sucam. Recebo um convite para colaborar com alguns programas da Secretaria de Saúde, especialmente as vacinações.
Dias de vacinação, todas as viaturas e todos os guardas da Sucam ficavam à disposição da secretaria. Sucesso! Controle da esquistossomose, chagas, leishmaniose, dengue… Humberto acompanhava de perto o trabalho eficiente da Sucam.
Convida-me para acompanhá-lo até Curitiba em uma reunião da Secretaria de Saúde. Humberto me apresenta como diretor da Sucam, órgão federal excelente e que desenvolve o controle das doenças endêmicas em todo o estado. Após terminar sua exposição, percebi nas conversas paralelas que o grande expositor e o homem de melhor visão da saúde do Brasil acabava de ser descoberto pelos seus companheiros secretários. Muitos aplausos traduziam a unanimidade da bela apresentação.
Há duas semanas passadas, Humberto e eu recebemos homenagem do Rotary Club da Pajuçara. Ao agradecer a homenagem externei aos rotarianos minha alegria em estar ao lado de um médico que, em circunstâncias culturais e políticas, poderia ter sido prefeito, governador ou senador. Alagoas se engrandece em ter um ser humano vocacionado para modernizar a administração hospitalar com um paradigma moderno.
Hoje, 26 de julho de 2013, saio do Hotel Radisson feliz, alegre e cheio de entusiasmo pela mensagem de integridade, de devoção, de pureza, de ideais que exalaram das palavras do Humberto com uma transcendência que se transforma em fragrância divina e coragem cívica para o enfrentamento do furor demoníaco que atinge o país.
Alagoas tendo Humberto na área da saúde e Sérgio Jucá na Procuradoria-Geral de Justiça nos proporciona esperança.
No Brasil, Joaquim Barbosa será um esteio de fé para o futuro.
José Geraldo Vergetti é médico
Deixe uma resposta