Bate-papo com o Provedor: relatos pessoais mostram dedicação de colaboradores da Engenharia Clínica

Certa noite, quando o encanador Edilson Santos orava no culto de sua igreja, eis que um telefonema interrompe aquele momento de graça. Era o plantonista do Serviço de Manutenção da Santa Casa de Maceió com um chamado urgente. Com dedicação e empenho, atendeu ao pedido prontamente, esquecendo-se até mesmo de trocar o terno por uma roupa mais informal. Após resolver o problema, o encanador foi elogiado pela acompanhante da paciente: “Não sabia que, aqui, até os encanadores se vestiam de terno”, disse a jovem, elogiando a rapidez e a vestimenta de Edilson.
O relato acima foi um dos vários que descontraíram o Bate-papo com o Provedor deste mês, que reuniu no Gabinete da Provedoria a equipe da Gerência de Engenharia e Infraestrutura. Porém, muito mais que risos, o relato mostra uma característica visível da equipe comandada pelo engenheiro Carlos André, responsável pela área: a dedicação à instituição e o trabalho em equipe.
Ao ouvir os comentários dos colaboradores, a psicanalista Rosinete Mendonça de Melo, convidada do provedor para se fazer presente nos encontros, frisou que tudo o que for realizado no cotidiano da Santa Casa de Maceió deve ser em prol do paciente, da sociedade e de cada um em particular. “O que cada um faz com empenho deixa marcas na história dos pacientes e da própria Santa Casa”, enfatizou.
O próprio provedor Humberto Gomes de Melo elogiou a rapidez da equipe durante uma de suas visitas no final de semana em unidades do SUS, como a Unidade Irmã Inocência. Na ocasião, ele solicitou a troca de uma cadeira com defeito, o que foi realizado com a mesma presteza que a conferida aos demais setores durante a semana.
“A Engenharia Clínica é, junto com a área Assistencial, a principal vitrine da instituição junto ao paciente. Quando há alguma ocorrência nas enfermarias e apartamentos no âmbito da hotelaria e manutenção temos que estar prontos para solucionar com rapidez o problema senão surgem as críticas”, disse o gerente Carlos André, lembrando que a atuação de sua equipe muitas vezes não é visível para os colaboradores e pacientes, mas que sem ela o hospital não teria como prestar um atendimento de qualidade.

Projetos
Entre os projetos mais recentes em processo de implantação pelas equipes da Engenharia Clínica e Tecnologia da Informação, por solicitação da Gerência de Suprimentos e Logística, estão a implantação de um pioneiro sistema de acompanhamento à distância das novas bombas de infusão adquiridas pela Santa Casa de Maceió junto ao fabricante europeu BBraun.
A novidade é dupla e fica por conta dos seguintes aspectos: primeiro, porque o profissional acompanhará os equipamentos à distância a partir de um monitor no Posto de Enfermagem, não sendo necessários percorrer cada bomba de infusão. Segundo, por que é o primeiro projeto deste tipo na América Latina a cobrir 100% dos leitos hospitalares e não apenas das UTIs.
Outra novidade é um sistema integrado de controle de modernos glicosímetros, também adquiridos recentemente pela instituição, que facilitará rastrear os dados de cada paciente testado, evitando-se assim erros. Por fim, também está em implantação um sistema de acompanhamento de sinais vitais do paciente, que permitirá checar o estado do paciente sem que a equipe de enfermagem precise sair do Posto de Enfermagem.
A implantação do sistema de armazenamento e rastreamento inteligente de medicamentos de alta complexidade da oncologia também está aos cuidados da Engenharia Clínica, assim como o sistema de controle automático dos estoques de oxigênio medicinal, que avisa ao fornecedor quando o nível chega a determinado patamar.