Câncer: para as mulheres colo do útero é fator de risco; para os homens a próstata é a principal preocupação
Entre as mulheres, o câncer de colo de útero responde por 38,7% dos 7.164 casos clínicos e não clínicos atendidos pela Santa Casa de Maceió e o de mama por 33,7%. Em terceiro lugar ficou a glândula tireóide com 5,1%.
Já entre os homens foram registrados 3.568 casos de câncer, dos quais o de próstata respondeu por 28,6% do total, seguido pelo câncer de pele (12,3%) e o de boca (10,1%). Este último é vinculado ao fumo de tabaco (e outras drogas) associado ao consumo de bebidas alcoólicas.
Os demais cânceres masculinos, listados pelo Registro Hospitalar de Câncer da Santa Casa de Maceió, também estão vinculados ao fumo de tabaco e consumo de bebidas alcoólicas: além da boca, tais vícios levam ao surgimento de tumores nos brônquios e pulmões (9,8% dos casos), laringe (8,5%), esôfago (7,1%), estômago (5,4%) e orofaringe (3,7%).
Colo e próstata
Realizar o exame de papanicolau a partir dos 20 anos e praticar o sexo seguro são as palavras-chave para se evitar que o vírus HPV, principal fator etiológico da doença, se transforme em câncer. E o que é o sexo seguro? Usar a camisinha é a base do sexo seguro. Na ausência dela é preciso evitar a promiscuidade sexual e ter um parceiro sexual de confiança.
Já no tocante ao câncer de próstata, terceiro lugar no Registro de Câncer da Santa Casa de Maceió, com 1.019 casos no período entre 2002 e 2012, recomenda-se realizar exames preventivos periódicos (PSA e toque prostático) a partir dos 35 anos de idade se houver histórico familiar e a partir dos 50 anos se não houver.
Deixe uma resposta