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Gestão de pessoas: “cases” da Santa Casa de Maceió são destaques nacionais

Sílvio Melo, gerente de Gestão de Pessoas da Santa Casa de Maceió

Sílvio Melo, gerente de Gestão de Pessoas da Santa Casa de Maceió

Três “cases” de sucesso da Santa Casa de Maceió, na área de gestão de pessoas, foram apresentados este mês em eventos promovidos pela empresa Totvs (soluções em tecnologia), pela Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL) e em artigo publicado na revista especializada Healthers.
“É o resultado de todo um trabalho realizado pelas equipes de Gestão de Pessoas e de todas as demais equipes da Santa Casa de Maceió, com o apoio da Provedoria e da Direção”, disse Sílvio Melo, gerente responsável pela área.

Revista Healthers
No artigo “Na mira do mercado”, publicado na revista Healthers (http://healthers.com.br/cpt_rh/artigos/na-mira-do-mercado-2), a jornalista Maristela Orlowski citou dois exemplos de empresas que implantaram a metodologia Gestão de Pessoas por Competências: o Laboratório Leme, de Salvador (BA), e a Santa Casa de Maceió (AL).
“A técnica foi implementada com sucesso na Santa Casa de Misericórdia de Maceió, eleita uma das cinco melhores empresas de Saúde do país pela IstoÉ Dinheiro, e no Laboratório Leme, de Salvador, eleito uma das melhores empresas para se trabalhar pelo Guia Você S/A e Melhor Empresa em Gestão de Pessoas 2013 pela revista Valor Carreira", elencou a jornalista.
E prosseguiu: "Ambos os casos não focaram apenas na seleção por competências, mas em uma metodologia de Gestão de Pessoas por Competências mais ampla, que abrange treinamento e desenvolvimento, remuneração, carreira, benefícios, avaliação de desempenho e de competências e, inclusive, a seleção por competências.”

Leme Consultoria
A importância da Gestão por Competências na área da saúde e o “case” Santa Casa de Maceió também foram tema de evento promovido pela FEHOSUL. Rogério Leme, diretor-executivo da Leme Consultoria, especializada em desenvolvimento humano e tecnologia em gestão de pessoas, citou a instituição alagoana como exemplo a ser seguido na implantação desta a metodologia
“O diferencial está na aplicação da filosofia de maneira coordenada, integrada, fazendo que o conjunto das ações nos diferentes subsistemas de recursos humanos gerem resultados”, disse Rogério Leme.
Para ele, não adianta a empresa pensar apenas em seleção por competências se não pensar em toda a política de gestão de pessoas com foco em competências. “Contratar pessoas certas e não desenvolvê-las corretamente, ou não reconhecê-las, deixará o processo desajustado. Também não adianta ter uma avaliação de desempenho com foco em competências se não pensar na porta de entrada da empresa, que é a seleção.”

Totvs
A Totvs promoveu agora em agosto, em São Paulo, o 3º Encontro Nacional de Serviços Totvs reunindo gerentes e coordenadores das cinco filiais da empresa no Brasil. No encontro, cada uma escolheu um exemplo de sucesso. No caso da filial Nordeste foi escolhido o “case” Projeto Reestruturação de Folha e Ponto da Santa Casa de Maceió.
O “case” alagoano foi eleito porque atendeu a diversos critérios, entre eles a conclusão do projeto dentro do prazo e dos custos estabelecidos e por ter gerado benefícios ao cliente.
O projeto permitiu a reestruturação da utilização das rotinas da folha, o desenvolvimento e capacitação de relatórios operacionais e gerenciais e o diferencial no ponto eletrônico: a importação de horários/escalas passou a ser realizada em minutos. Esse trabalho, que antes era realizado de forma manual, levava nada menos que duas semanas e ocupava quatro colaboradores para apontar e validar o movimento do ponto e das escalas de 900 colaboradores do hospital.

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