Câncer de estômago: cirurgia é indicada em tumores no estágio inicial
O tratamento do câncer de estômago, na opinião do radioterapeuta Marcel Davi, vai depender do estágio da doença. “O tratamento deve ser individualizado mas, em geral, os casos mais iniciais são tratados cirurgicamente, enquanto aqueles em estágio mais avançado precisam de uma combinação de tratamentos, entre eles a quimioterapia e a radioterapia”, concordam Marcel Davi, o cirurgião do aparelho digestivo Robério Melo e a oncologista Eliana David.
O câncer de estômago é uma doença curável, principalmente se descoberto no início. Mesmo nos casos de diagnóstico tardio é possível atingir a cura, porém as chances são menores, podendo ser inferiores a 30%.
Mas, tão ou mais importante quanto o diagnóstico, o tratamento pode fazer a diferença no processo de cura. É preciso a assistência de uma equipe multidisciplinar, que cubra a totalidade do tratamento, incluindo cirurgia, radioterapia e quimioterapia.
“A equipe multidisciplinar deve incluir também as áreas de nutrição, fisioterapia e suporte de internação hospitalar em quarto ou UTI nos casos de complicação. O serviço deve oferecer exames complementares (laboratoriais e de imagem) com agilidade e segurança”, acrescentou Eliana David.
Deixe uma resposta