Saiba porque a mamografia deve ser realizada uma vez por ano
Por que os médicos insistem tanto para que as mulheres, após os 40 anos, façam ao menos uma mamografia por ano? Quem responde é o mastologista João Aderbal Moraes, que esta semana participou do encontro mensal do grupo Mulheres Vencedoras (Projeto Mama), abrindo a programação do Outubro Rosa na Santa Casa de Maceió.
O câncer de mama leva cerca de 6,7 anos para chegar ao tamanho de 1 mm. É o chamado período pré-mamógrafo, onde tais nódulos dificilmente são identificados pela mamografia.
Esse crescimento lento e silencioso se contrasta com o avanço rápido que ocorre na etapa seguinte (pré-clinico): a partir de 1 mm, o nódulo pode levar apenas 15 meses para alcançar 1 cm e tornar-se visível pela mamografia. A partir de então, o nódulo maligno pode duplicar rapidamente no período de três meses e seguir crescendo até a fase metastática, quando se dissemina por outros órgãos.
No encontro, as participantes perguntaram qual o melhor exame para se checar a saúde da mama. “A mamografia é, de longe, a mais precisa das opções, pondendo identificar nódulos com apenas 1 mm”, orienta o mastologista João Aderbal Moraes, lembrando que quando o nódulo é menor que 1 centímetro as chances de cura do câncer de mama chegam a 95%. No encontro, João Aderbal destacou que, como qualquer outro serviço, o paciente deve estar atento para a qualidade dos equipamentos e dos profissionais que realizam a mamografia.
Perguntado se a ultrassonografia pode substituir a mamografia, o especialista da Santa Casa de Maceió disse que o exame deve ser usado como diagnóstico de apoio à mamografia, uma vez que existe uma imensa variedade de nódulos (benígnos e malignos), de constituições, formatos e localizações diferentes que podem gerar um falso diagnóstico.
Deixe uma resposta