Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

“Não se isolem”, diz psicóloga a idosos; isolamento social é porta aberta para doenças mentais e físicas

IMG_2131 IMG_2120 IMG_2116 IMG_2074IMG_1986

Psicóloga Liliana Fábia abriu espaço para os relatos das participantes do Geasc

Psicóloga Liliana Fábia abriu espaço para os relatos das participantes do Geasc

“Não se isolem”. Esta foi a principal mensagem deixada pela psicóloga Liliana Fábia no encontro desta segunda (13/05) do Geasc (Grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió).

“Conversem com outras pessoas. Pode ser a vizinha, parentes, amigos de infância… Saiam de casa e frequentem grupos como este aqui”, acrescentou a psicóloga.

Ao discutir os aspectos psicológicos do envelhecimento”, Liliana Fábia lembrou que o isolamento social tem sido associado a uma série de doenças mentais e físicas, tais como demência, doença de Alzheimer, depressão e o aumento nas taxas de transtornos de personalidade e suicídio.

Segundo Liliana Fábia, quando as pessoas estão deprimidas têm muito menos energia, menos interesse em interagir com outras pessoas, em cuidar de si mesmas e até do local em que vivem. Portanto, há uma tendência real para as pessoas deprimidas se isolarem. Muitas vezes, elas se afastam de familiares, tornam-se irritadas e negativas, de modo que se afastam naturalmente das pessoas.

Os idosos frequentemente se isolam quando seus cônjuges, amigos ou parentes morrem ou ficam doentes, ou quando as crianças se afastam da família ou, ainda, quando passam a morar em outra cidade ou bairro, afastando-se de suas origens. A aposentadoria também pode levar ao isolamento, graças à diminuição das redes de apoio e dos papéis sociais desempenhados.

O Geasc

Os encontros do Geasc ocorrem semanalmente, todas as segundas, das 14h às 16h, no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota (no complexo da Santa Casa de Maceió) no centro da capital alagoana. A palestra é gratuita e aberta à comunidade.

O Grupo de Envelhecimento Ativo destina-se a homens e mulheres com mais de 60 anos idosos, sejam pessoas da comunidade, usuários da Santa Casa de Maceió, colaboradores da instituição e seus parentes.

O projeto é coordenado pelo professor Geraldo Liberal com o acompanhamento da geriatra Helen Arruda e a participação de profissionais de diversas áreas e setores da instituição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames