Jin Shin Jyutsu: terapia japonesa é tema de oficina nesta segunda (03/04) no Grupo de Envelhecimento Ativo
Ainda pouco conhecido do público geral, Jin Shin Jyutsu (JSJ) é uma antiga prática japonesa que equilibra a energia do corpo usando os dedos e as mãos para eliminar o estresse, buscar o equilíbrio emocional, aliviar a dor e abrandar doenças agudas ou crônicas.
Esta prática se dirige às causas subjacentes da doença e pode ser usado com segurança como complemento de qualquer terapia ou medicação.
A técnica japonesa será tema do Grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió (Geasc) em oficina ministrada nesta segunda (18/04) pelo engenheiro eletrônico Silvano Machado.
A palestra será ministrada das 14h às 16h no auditório do Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió, na Rua Barão de Maceió, Centro da capital alagoana.
O que é o Jin Shin Jyutsu
O JSJ é uma fisiofilosofia que procura harmonizar corpo, mente e espírito por meio de toques com as mãos em 26 áreas do corpo, as chamadas “travas de segurança”, nas quais a energia vital circula. A parte teórica da filosofia pode parecer complicada à primeira vista, mas os benefícios e resultados são simples de serem alcançados. O conceito básico é saber “ler” o corpo, identificando se algo vai mal e de onde vêm as dores.
Diferentemente da acupuntura, que usa pontos específicos para sedar ou energizar os pacientes, buscamos a harmonização dessa energia e dos seus fluxos por meio de combinações de toques firmes, mas suaves, para cada distúrbio.
Um dos diferenciais do Jin Shin Jyutsu é justamente a facilidade de pôr em ação as diferentes técnicas, que não exigem um ambiente preparado nem instrumentos além das mãos.
Os especialistas afirmam que o JSJ não tem contraindicações e é usado, na maioria dos casos, como forma completamentar da medicina tradicional.
Deixe uma resposta