Curso de imersão reuniu em Alagoas especialistas do Brasil, México e Colômbia
O Serviço Avançado de Cirurgia Vascular e Endovascular da Santa Casa de Maceió abriu a programação de cursos e treinamentos do segundo semestre reunindo médicos do Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, México e Colômbia. Estão previstos nove eventos de treinamento médico de excelência até o final do ano.
Abrindo o semestre, o hospital recebeu o curso de imersão Evidence Expert Course – Straub Internacional, que capacitou oito médicos, a maioria docentes e formadores de especialistas, e beneficiou quatro pacientes.
Em pauta, diversas técnicas minimamente invasivas de trombectomia arterial e venosa utilizando equipamentos de ponta. “Utilizamos cateteres que alcançam e aspiram trombos a uma velocidade de 40 mil a 60 mil rotações por minuto que não machucam os vasos e são seguras mesmo em pacientes críticos, como idosos, cardiopatas, diabéticos, crônicos renais etc.”, comentou o cirurgião endovascular Bruno Freitas, articulador do evento.
“O grupo vascular da Santa Casa de Maceió já realiza estes procedimentos. O que estamos fazendo é disseminar tais técnicas junto a formadores de opinião do Brasil e do exterior, onde o mesmo não acontece. Além disso, estamos inserindo a Santa Casa de Maceió no seleto rol de centros avançados de assistência e formação profissional na área de cirurgia endovascular e angiorradiologia intervencionista”, acrescentou o especialista.
O cirurgião endovascular pernambucano Marcos Berenguer Junior analisa que os avanços da Medicina brasileira sempre se concentraram no eixo Rio-São Paulo, onde estão renomados especialistas e centros de referência. “O que o cirurgião Bruno Freitas está fazendo é criar um núcleo fora deste eixo que dissemine conhecimento científico seguindo um padrão parametrizado, sendo respeitado dentro e fora do país”, frisou Berenguer.
Evento nesta sexta e sábado
A Santa Casa de Maceió sediará nesta sexta (31/08) e sábado (01/09) o curso internacional de imersão Evidence Expert Course LATAM Internacional, o qual reunirá médicos do Brasil e das Américas Central e do Sul. À frente, o cirurgião endovascular Bruno Freitas, médico que residiu e trabalhou durante seis anos em Leipzig (Alemanha) e radicou-se em Maceió, atuando na Santa Casa de Maceió.
Deixe uma resposta