Santa Casa Farol inicia tratamentos renais em crianças
Além da pioneira hemodiálise contínua, o Serviço de Nefrologia Pediátrica da Santa Casa Farol disponibiliza serviços e tratamentos como a diálise peritoneal, a hemodiálise clássica e o acompanhamento clínico de pacientes com doenças renais, com o objetivo de atender os pacientes de convênio e de SUS internados na unidade.
A diálise peritoneal foi a primeira técnica desenvolvida e ainda é bastante difundida. É feita através da infusão e drenagem de uma solução apropriada em um cateter posicionado no abdome do paciente. Através desta é feita a eliminação de substâncias tóxicas e a retirada do excesso de líquido.
Este procedimento pode ser executado mesmo em crianças muito pequenas, como recém nascidos prematuros, em crianças maiores e adultos. É o método mais utilizado em pediatria, porém exige a integridade da membrana peritoneal e é contra indicado para quem foi submetido a uma cirurgia abdominal.
Já na hemodiálise intermitente clássica, o sangue do paciente é bombeado para uma máquina, passa por uma estrutura chamada capilar, onde ocorre a eliminação das substâncias, além da perda de líquido. É um método muito bom para pacientes que estejam com a pressão normal ou alta, porém de difícil realização em quem está precisando de medicamentos para manter a pressão arterial em um valor acima do normal.
Deixe uma resposta