Palavras de fé, carinho e música saudaram pacientes e colaboradores da Santa Casa de Maceió
“-(…). Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz! Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar meu coração… É preciso que haja um ritual”. Saint- Exupéry.
Desde o início de sua gestão, em 2003, o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, Humberto Gomes de Melo, instituiu a tradição de percorrer o complexo hospitalar e suas unidades externas saudando colaboradores e pacientes acompanhados por um violinista com a mensagem de boas festas.
Na companhia de sua esposa, a psicanalista Rosinete Mendonça de Melo, e de um grupo de colaboradores, o provedor iniciou o roteiro às 7h, da última sexta-feira (20), na Santa Casa Farol. “Os preparativos começaram bem antes. Roupas confortáveis, tênis nos pés e bastante água fizeram parte do kit peregrinação. Acordamos por volta das 5 h e às 7 h estávamos iniciando a visita na Santa Casa Farol. Os pacientes acordaram ao som do violino executando canções natalinas que transmitiram uma mensagem de fé e esperança”, disse a psicanalista.
A cada ano, uma corrente é formada no complexo Santa Casa de Maceió e a comitiva passa por todos os setores. “Por onde passamos, fomos recebidos de braços abertos por todos que comungam essa esperança e essa fé. Queriam saber onde estávamos e a que horas passaríamos por eles. Foi mais uma oportunidade do nosso provedor deixar uma palavra de fé e esperança a todos”, ressaltou.
Da Santa Casa Farol, a comitiva partiu para a Unidade Professor João Augusto, Santa Casa Poço, Santa Casa Nossa Senhora da Guia, Santa Casa Rodrigo Ramalho, Creche São Vicente de Paulo, destinada aos filhos dos colaboradores, Santa Casa de Maceió, no Centro, e adjacências. Em quase todas as unidades e ambulatórios foram formados corais, que, ao som do violino, cantaram músicas natalinas. Pacientes, mesmo fragilizados, louvaram e cantaram a Deus, numa demonstração de fé e esperança. Tercinhos bentos foram ofertados, e a emoção envolveu a todos.
“Foram momentos muito bonitos. Alguns funcionários nos acompanharam e colaboraram com a nossa caminhada. Levamos nossa mensagem de esperança às UTIs, inclusive às emergências 24 horas e oncológica, e em todos os recantos onde existe a marca Santa Casa de Misericórdia de Maceió”, destacou o provedor.
O grupo foi surpreendido pela equipe do Dr. Marcos Davi, do Serviço de Radioterapia, com um ramalhete de rosas e palavras de afeto. Ao final, a comitiva almoçou no restaurante contratado da Santa Casa de Maceió para os familiares dos pacientes do SUS.
Deixe uma resposta