Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Santa Casa de Maceió forma 30 novos médicos especialistas

Evento voltou a ser presencial após quatro anos, em razão da pandemia

Após quatro anos, a Santa Casa de Maceió realizou, presencialmente, mais uma formatura do seu Programa de Residência Médica (PRM). Na noite de quinta-feira (08), 30 profissionais formados em 11 especialidades foram entregues à sociedade alagoana. Atualmente, o hospital possui 22 programas e 87 médicos residentes em seus quadros.

18ª formatura dos residentes médicos da Santa Casa de Maceió

Nesta que foi a 18ª edição do programa, foram formados especialistas em Anestesiologia, Cardiologia Clínica, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia e Radiologia e Diagnóstico por Imagem e um Fellow em Imagem.
O provedor Humberto Gomes de Melo parabenizou os médicos formados, seus familiares e preceptores e destacou o crescimento do programa. “É uma alegria muito grande para mim, como provedor da instituição, verificar nessa formatura o crescimento que a residência médica e o ensino têm tido na Santa Casa de Maceió. Este ano, depois de quatro anos que não fazíamos a formatura presencial em função da pandemia, retornamos e estamos entregando à sociedade 30 especialistas, dos quais 28 residentes e dois fellows, que depois de dois ou três anos de formação no hospital, irão exercer suas especialidades de imediato ou irão em busca de novas residências. Deixamos as portas da instituição abertas para aqueles que desejarem fazer parte do corpo clinico da nossa instituição”, afirmou.

Mesa formada para a solenidade realizada no Jatiúca Hotel & Resort

Nas 18 edições do Programa de Residência Médica do hospital já foram certificados 268 médicos. “É um marco importante. Somos uma das grandes instituições formadoras de profissionais da saúde em Alagoas e essa parceria com o CESMAC forma alunos de medicina e as nossas residências entregam profissionais especialistas. De modo que estamos cumprindo nosso papel como uma instituição filantrópica, que trabalha com o SUS, e que todo ano entrega profissionais que vão atuar, na sua maioria, na rede de saúde do estado. Boa parte também trabalhará no hospital, engrandecendo o nosso serviço, a nossa filosofia de humanismo e acolhimento para tratar de pessoas”, reforçou o diretor médico do hospital, Artur Gomes Neto.

“No próximo ano completamos 20 anos do Programa de Residência Medica da Santa Casa de Maceió com a 19ª formatura. Mas o evento de hoje mostrou o crescimento que aconteceu na residência médica nesse período. Em 2010 tínhamos seis programas e hoje temos 22 e dois Fellows, que são especializações realizadas em parceria com sociedades científicas. Assim, termos formado de 2005 a 2024 um total de 268 médicos residentes em tantas especialidades é um motivo de júbilo para a instituição”, disse Alayde Rivera, gerente da Divisão de Ensino e Pesquisa.

Marcela Wanderley, oradora da turma

Marcela Wanderley foi uma das formadas da 18a edição do programa. “É com imensa alegria que concluo essa fase da minha vida, me formando como cirurgiã geral. Muito feliz por ser na Santa Casa de Maceió, que sempre foi minha primeira opção e por ser um hospital de referência, com bons preceptores, com uma boa história de formação, e feliz por ter galgado para a próxima fase da minha formação, que é ter passado em Endoscopia, no Rio de Janeiro, o que mostra que a Santa Casa contribuiu muito para os meus conhecimentos”, disse a oradora da turma.
Também participaram do evento, Antônio Alício, vice-provedor da Santa Casa de Maceió, Dácio Guimaraes, diretor Administrativo e Financeiro da instituição, Edmundo Guilherme Gomes, coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME), Fernando Fidelis, presidente da Comissão Estadual de Residências Medicas de Alagoas, e Benício Luiz Bulhões Barros Paula Nunes, presidente do Conselho Regional de Medicina (CREMAL).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames