Paciente de cuidados paliativos se casa na capela da Santa Casa de Maceió

Ter recebido a notícia de que havia se tornado uma paciente oncológica de cuidados paliativos, não fez a vida de Anerina Lopes, de 22 anos, parar. Ao contrário. Mesmo com um câncer no maxilar, ela se casou, na sexta-feira (15), na Capela São Vicente de Paulo, na Santa Casa de Maceió, com seu noivo, Nilton, de 26 anos.

Padre Cídero Lenisvaldo na celebração da união de Anerina e Nilton

Com o apoio dos Serviços de Humanização e de Oncologia do hospital, a cerimônia e a festa foram pensadas nos mínimos detalhes pelas voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer e pelos estudantes de medicina da Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos do Cesmac.

Capela cheia de amigos e familiares, que após o “sim” se confraternizaram no Centro de Estudos Lourival de Melo Motta. “Esse momento será inesquecível. Só tenho a agradecer cada uma das pessoas envolvidas, pois desde que iniciei meu tratamento que recebo muita força. Agradeço não só à Rede, mas a minha família sempre me apoiou o começo”, disse a noiva, Anerina Lopes.

Anerina entrando na capela conduzida por seu pais, Cícero e Maria Izabel

O casal se conheceu há pouco mais de dois anos. Anerina já fazia tratamento de câncer e temia que Nilton não quisesse o namoro. “Eu disse não tem problema, eu quero ficar com você. Eu quero cuidar de você. Prometo cuidar de você pelo resto da minha vida”, contou o noivo.

A cerimônia foi realizada pelo padre Cícero Lenisvaldo, e contou com a presença de familiares e amigos. Na entrada, a noiva emocionou a todos pela postura resiliente que a fez chegar a aquele dia.

Já a recepção foi outra surpresa. Em um dos espaços do Centro de Estudos, decoração, bolo de noiva, docinhos, salgadinhos, e pratos quentes. Os integrantes da Liga não deixaram faltar nada na celebração da união do casal.

Chuva de arroz para recepcionar os noivos no Centro de Estudos

“Eu espera um casamento simples, mas foi muito além. Ver minha filha feliz é gratificante. Ela já passou por muitas coisas e conseguir realizar seu sonho para mim é uma vitória. Ela é uma guerreira”, constatou Maria Izabel Gomes Araújo, mão de Anerina.

Para Cícero Araújo dos Santos, o momento foi de muita alegria. “Como pai, fico muito feliz com o casamento. Quando soubemos do diagnóstico foi um momento difícil, de muita dor. Mas ela conseguiu realizar o sonho de todo pai, que é ver uma filha casa”, disse.

PREPARATIVOS – Este foi o sexto casamento de paciente de cuidados paliativos realizado pela instituição. “A Santa Casa de Maceió sempre acolhe esses momentos, ainda mais quando eles têm uma simbologia tão importante.  A partir do momento que o paciente paliativo manifesta esse desejo, a Gestão da Linha Oncológica e o Serviço de Humanização trabalham para que ele seja viabilizado e trazer esperança, afinal, esperança é sempre decidir pela vitória”, disse a gestora de Humanização, Taciana Amorim.

Equipe Santa Casa de Maceió , capelão Padre Cícero Lenisvaldo, e integrantes da Rede Feminina de C0mbate ao Câncer

“Para nós, esses são milagres que acontecem. Porque é muito amor. Sem amor não faríamos nada disso. É um amor entre a Rede e a Santa Casa, pois sem o apoio do hospital, nada seria feito”, destacou Aidê Tojal, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Os noivos com representantes da Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos do Cesmac

Júlia Bonfim, presidente da Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos, contou como funciona o trabalho dos estudantes. “O convite chegou e com ele a necessidade de angariar algumas doações para garantir a decoração e a alimentação e poder fazer uma festa linda. Nosso trabalho é voltado para a oncologia e a geriatria”.