Santa Casa Contra o Assédio conscientiza colaboradores da instituição

Organizado pelo Compliance da Santa Casa de Maceió, a primeira edição da Santa Casa Contra o Assédio movimentou a instituição durante os dias 12 e 13 de junho. No primeiro dia, foram distribuídos folhetos e bottons para a conscientização sobre o assunto, além do convite para um dia de palestras e talk show sobre o tema.

Santa Casa Contra o Assédio contou com dois horários de palestras no Centro de Estudos

No segundo dia do evento, no auditório do Centro de Estudos do hospital, os colaboradores puderam tirar dúvidas com a advogada Isa Tenório sobre a diferença entre importunação sexual e assédio sexual, bem como quando se configura assédio moral.

Ainda durante o encontro, o conceito de compliance foi discutido, apresentando a ferramenta como um conjunto de procedimentos e regras que buscam manter a organização em linha com as normas vigentes, sejam elas legais ou internas. Na Santa Casa de Maceió, o setor entrou no seu segundo ano de atividades.

Francine Loureuiro, médica do trabalho; a gestora do Compliance, Francielle Lima; e a advogada Isa Tenório

Segundo Francielle Lima, responsável pela Gestão do Compliance, o trabalho para fortalecer as relações entre empresa e colaboradores acontece diariamente, tendo como foco a proteção de todos que atuam no complexo hospitalar.

“A Santa Casa Contra o Assédio foi uma das ações do setor, primeiro dentro de um hospital, em Alagoas, que atua como ferramenta no combate ao assédio, tema que tem recebido muita atenção, não apenas na instituição, mas nos ambientes de trabalho como um todo. Temos várias pesquisas feitas pelo Ministério do Trabalho, onde se fala muito da questão do assédio, e o compliance vem para trabalhar, prevenir, informar. O foco da campanha foi combater a desinformação”, reforçou Francielle Lima.

Seguindo a programação, a saúde mental dos colaboradores também ganhou espaço. “Dentro do tema discutido, o adoecimento mental pode levar a prejuízos ao colaborador tanto em relação ao afastamento do trabalho como dentro do seu ambiente familiar. Quem estiver se sentindo sobrecarregado deve procurar a medicina do trabalho da Santa Casa de Maceió, onde ele será avaliado, e, caso tenha necessidade, encaminhado para o Programa de Qualidade de Vida, onde será atendido pelo psicólogo que faz parte da estrutura da iniciativa”, disse a médica do trabalho, Francine Loureiro.

Colaboradores marcaram presença na programação do evento

“É importante trazermos esses temas para conscientizar os colaboradores de que forma eles podem fazer uma denúncia e mostrar como podemos prevenir essas situações, pois a CIPA precisa se preocupar com a prevenção, se antecipar e não deixar acontecer”, destacou a palestrante e engenheira de segurança do trabalho, Deiseane Luz.

CANAL – Para atender todos os quase 3 mil colaboradores da Santa Casa de Maceió, a instituição contratou um canal de denúncias isento e confidencial, onde é possível o registro de relatos de forma anônima. Porém, o colaborador que se sentir confortável, pode se identificar no ato da denúncia de qualquer caso de assédio moral, assédio sexual ou de importunação sexual.

Além do canal oficial, o colaborador pode fazer sua denúncia via e-mail (compliance@santacasademaceio.com.br), WhatsApp (Help Compliance: 82 9317-4918), ou em uma conversa presencial no setor do Compliance (Localizado na Provedoria). “Para todas as denúncias recebidas abrimos um processo investigativo, seguindo o Código de Conduta Institucional. A partir disso, definimos a medida disciplinar, lembrando que as tomadas de decisão são feitas baseadas em evidências.”, finalizou a responsável pelo Compliance.